Seleção Brasileira inicia preparação no dia 27 de julho, em São Paulo (SP)

Imagem: Divulgação

A comissão técnica da Seleção Brasileira Masculina divulgou, nesta quinta-feira (13 de julho), a lista de 16 nomes que se apresentam para os treinos visando à disputa da FIBA World Cup 2023, na Filipinas e Indonésia, com início agendado para 25 de agosto (terça-feira). O começo dos treinos será em 27 de julho (quinta-feira), no histórico ginásio do Aeroporto (EC Sírio), em São Paulo (SP).

“É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. São nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições”, disse Gustavo De Conti, técnico do Brasil.

Após o período de treinos no país, a Seleção viaja para a Austrália, onde joga, entre 14 e 17 de agosto, no Boomers x World, em Melbourne, contra a Austrália, Sudão do Sul e Venezuela. Depois, nos dias 20 e 21 de agosto, encara a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China.

Foto: CBB

Após os cinco amistosos, o Brasil desembarca em Jacarta no dia 23 de agosto e faz sua estreia no Mundial no dia 26, diante do Irã, às 6h45 (de Brasília). Completam o Grupo G, a Espanha e a Costa do Marfim.

“Procuramos proporcionar à nossa Seleção a melhor preparação possível, com sempre fizemos. Teremos amistosos fortes no exterior e uma preparação de qualidade no Brasil também. Estamos confiantes em fazer uma boa presença na Copa do Mundo com uma direção muito ajustada com o Diego Jeleilate, e a confiança em toda a nossa comissão técnica”, citou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

Convocação

Armadores: Marcelo Huertas (Tenerife-ESP), Yago Mateus (Ulm-ALE) e Raul Neto (Cleveland Cavaliers-EUA)

Alas/Armadores: George de Paula (Sesi Franca Basquete) e Vitor Benite (Gran Canaria-ESP)

Alas: Guilherme Santos (Golden State Warriors-EUA), Leonardo Meindl (U-Banca-ROM), Didi Louzada (CR Flamengo) e Reynan Camilo (Sesi Franca Basquete)

Alas/Pivôs: Gabriel Jaú (CR Flamengo), Lucas Dias (SESI Franca Basquete), Bruno Caboclo (Venezia-ITA) e Tim Soares (Guaynabo-PUR)

Pivôs: Márcio Santos (Sesi Franca Basquete), Felipe dos Anjos (Andorra-ESP) e Cristiano Felício (Granada-ESP)

No Grupo G, o Brasil joga ainda no dia 28, às 10h30, com a Espanha. E no dia 30 fecha a primeira fase às 6h45 contra a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo.

Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1º e 03 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.

Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, o selecionado nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas de final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 através da FIBA World Cup 2023, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Boomers x World
14 de agosto: Brasil x Sudão do Sul, às 03h30
16 de agosto: Brasil x Austrália, às 05h45
17 de agosto: Brasil x Venezuela, às 03h30
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

Solidarity Cup
20 de agosto: Brasil x Itália, às 04h
21 de agosto: Brasil x Sérvia, às 09h
(*) No horário de Brasília (DF)

FIBA World Cup 2023
26 de agosto: Brasil x Irã, às 06h45
28 de agosto: Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto: Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Todos no horário de Brasília (DF)