Cestinha da partida salienta importância das vitórias em casa

Com 25 pontos, David Jackson foi o cara do clássico carioca / Foto: Thiago Moreira/Vasco
Com 25 pontos, David Jackson foi o cara do clássico carioca / Foto: Thiago Moreira/Vasco

O primeiro ‘Clássico da Amizade’ entre Vasco da Gama e Botafogo pelo NBB CAIXA foi digno dos grandes jogos. Na noite desta terça-feira (19 de dezembro), na Arena Carioca 1, as equipes fizeram uma partida bastante movimentada e disputada até os últimos instantes. No final das contas quem levou a melhor foi o time cruz-maltino, pelo placar de 72 a 68.

Depois de ver o Botafogo virar o jogo no terceiro quarto, o Vasco se recuperou na parcial final e tirou uma desvantagem de sete pontos para vencer. Com ótimo desempenho no começo do período, o time do técnico André Barbosa virou o jogo com mais de quatro minutos para o fim e segurou o placar até o fim. A vitória na parcial foi de 22 a 11.

O grande responsável pela virada vascaína foi David Jackson, que marcou dez dos 22 pontos da equipe na parcial final. Chamando a responsabilidade, o norte-americano converteu duas bolas de três pontos quase seguidas no momento decisivo em que o Vasco virou o jogo no quarto período.

Destaque absoluto da reta final da partida, Jackson totalizou 25 pontos no jogo – sua maior pontuação na temporada – e ainda contribuiu com sete rebotes e cinco assistências. Outro nome importante da equipe vencedora foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, dono de um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes.

Esta foi a segunda vitória do Vasco em sete partidas e a equipe subiu para a 11ª colocação do NBB CAIXA, agora com campanha de 28,6% de aproveitamento. Já o Botafogo soma apenas um triunfo em sete jogos disputados e está na última posição da tabela de classificação.

Pinheiros e Mogi duelam pela liderança
Disputando a primeira colocação do NBB CAIXA 17/18 de forma isolada, EC Pinheiros e Mogi das Cruzes/Helbor ficarão frente a frente nesta quarta-feira (20 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Com campanhas idênticas – oito vitórias em nove jogos, os times dividem a liderança neste momento e quem vencer o duelo desta terça ficará isolado na ponta da tabela de classificação. As duas equipes já se enfrentaram 14 vezes pela competição e o histórico é bem equilibrado, com vitórias para o Mogi, contra seis do Pinheiros.

Jogos

– 19/12 (terça-feira)
Vasco 72 x 68 Botafogo

– 20/12 (quarta-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Mogi das Cruzes/Helbor (ao vivo pelo Facebook)
20h30 – Solar Cearense x Banrisul/Caxias Basquete
20h30 – Universo/Vitória x AABJ/Joinville