Galo fechou a série semifinal em dois a zero

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021 conheceu neste sábado (07 de agosto) seu primeiro finalista. O Ituano Basquete derrotou o Vera Cruz Campinas por 76 a 49 (34 a 30 no primeiro tempo) no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), e carimbou o passaporte para a decisão nacional pela primeira vez.

Assim como no primeiro jogo, a armadora Alana Gonçalo foi a principal pontuadora ituana, com 14 pontos e mais oito assistências, fechando o jogo com 19 de eficiência – vencedora do troféu de Melhor Jogadora da Partida. Já Patty Teixeira e Palmira Marçal tiveram 13 e 12 pontos, respectivamente. Pelo lado campineiro, Licinara Bispo foi a cestinha do jogo, com 18 pontos e mais 07 rebotes, enquanto Gabi Guimarães teve 12 pontos e 07 rebotes.

Gabi Guimarães inaugurou o placar da noite para o time de Campinas, em um primeiro período equilibrado, cujos dois minutos finais tiveram uma corrida de 6 a 0 do galo, que fechou a primeira parcial em 24 a 17. Ativando suas pivôs, o Vera Cruz endureceu no segundo período, com Monica, Gabi e Licinara, mas o galo mantinha a liderança no placar (34×30).

O terceiro período viu Patty converter duas bolas de três, ajudando na manutenção da vantagem ituana, e Tassia anotar seu único arremesso da noite – Iza Sangalli foi crucial na tarefa de anular a principal anotadora rival. Ao fim de 30 minutos, a diferença era de nove pontos (50×41).

Aproveitando a maior profundidade de elenco e fazendo jus à campanha na temporada, o Ituano Basquete entrou na etapa final disposto a decidir a série. Palmira, com três bolas do perímetro, e Leticia Josefino, pontuando no garrafão, vieram bem do banco e ajudaram o galo a fechar o jogo com quase 30 pontos de vantagem – a maior vitória sobre o rival em três anos de confrontos.

“Eu sempre falo que o Vera Cruz Campinas é um time muito difícil de jogar contra, eles têm a Babi, que é uma general na quadra e comanda como ninguém. Quero aproveitar para parabenizá-las, lutaram até o final. A nossa equipe encaixou. Jogamos uma pela outra, procurando a melhor bola, encaixamos a nossa defesa. Estou muito feliz, mas não ganhamos nada ainda. Agora é descansar, curtir o dia dos pais com o paizão, esse aqui (troféu) é dele, e preparar para final, que vai ser bem dura, e a gente ainda não chegou ao nosso objetivo”, comentou Alana.

O Ituano Basquete espera saber quem terá pela frente na grande decisão. Na outra semifinal, o KTO/Blumenau, que lidera por 1 a 0, visita o Sampaio Basquete neste domingo (08 de agosto), às 14h (de Brasília), em São Luís (MA), com chance de fechar a série – o tubarão maranhense precisa vencer para forçar o terceiro jogo, agendado para terça-feira (10 de agosto).