Abrindo o segundo turno do Campeonato Paulista Feminino – 2019, o Ituano Basquete conquistou a sexta vitória em seis jogos disputados no estadual. Jogando na noite de quinta-feira (24 de outubro), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), contra o vice-líder Pró-esporte/Sorocaba, o rubro-negro venceu por 77 a 56 (29 a 25 no primeiro tempo).

Diferente das rodadas anteriores, em que as partidas foram decididas só no finalzinho, nesta vitória o Galo conseguiu uma boa vantagem, especialmente no segundo tempo. Isso porque, segundo o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa, a equipe conseguiu manter a boa defesa vista nas outras partidas, mas teve evolução no ataque.

“No primeiro tempo, a equipe de Sorocaba fez uma defesa bem fechada e, com isso, as bolas de fora, as bolas de três, não caíram. Mas ainda bem que defensivamente – como tem sido habitual – marcamos bem. E a defesa continuou bem no segundo tempo, no ataque é que subimos e marcamos 48 pontos; claro que no segundo tempo a Palmira conseguiu acertar três bolas de 3, a Tati acertou duas, então aí nós abrimos a frente e garantimos um bom resultado, o que mostra que o trabalho está fluindo e as jogadoras individualmente se apresentando bem, o que é muito bom”, avalia Barbosa.

Mais uma vez, a ala Palmira Marçal foi uma das maiores pontuadoras do Ituano, mas desta vez empatada com a pivô Gabriela de Paula, ambas com 14 pontos. Destaque também para a pivô Licinara Rodrigues, que foi a terceira atleta ituana a mais pontuar, somando 13 pontos, 15 de eficiência e 5 rebotes. Já a cestinha foi a camisa 0 do Pró-Esporte, Aruzha Michaski, com 24 pontos.

“Foi uma partida muito boa. Em alguns momentos o time deu uma oscilada e teve um pouco de dificuldade, mas, com tudo isso, soubemos administrar bem o jogo. Estou muito feliz por ter entrado bem na partida e ter ajudado meu time para essa vitória”, comentou a pivô Licinara.

Nesta partida, as gigantes guerreiras contaram com o apoio de um torcedor ilustre: o atacante do time de futebol profissional do Ituano e revelação da base do Clube, Gui Mendes. O atleta, que foi destaque na campanha que garantiu o acesso do Galo à série C do Campeonato Brasileiro neste ano, aproveitou para conhecer as atletas e o técnico Antônio Carlos Barbosa.

Na próxima semana, o Galo tem dois jogos fora de casa, sendo que o primeiro deles ocorre na terça-feira (29 de outubro), às 20h (de Brasília), em Catanduva (SP), contra o BAX Catanduva, no ginásio Municipal Anuar Pacha, em Catanduva (SP).