O jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela emoção

Foto: Daniel Vorley/ECP
Foto: Daniel Vorley/ECP

A história se repetiu e o EC Pinheiros derrotou o SC Corinthians Paulista, neste sábado (15 de fevereiro), na última bola, assim como ocorreu no turno desta fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020. A equipe comandada pelo técnico César Guidetti, que ficou boa parte do jogo atrás, conseguiu a vitória, por 81 a 78 (39 a 44 no primeiro tempo), no segundo final, graças ao arremesso certeiro de três pontos do ala/pivô norte-americano Cristopher Ware.

Com uma variação de defesa, o Corinthians Paulista confundiu bastante o ataque do EC Pinheiros no começo do jogo, o que propiciou a abertura de uma pequena vantagem, graças aos pontos convertidos no contra-ataque. O time da casa não deixou o adversário desgarrar graças aos arremessos de longa distância, convertidos em sua maioria na retomada de bola ou depois de um rebote ofensivo. Com este panorama, a equipe visitante ficou ligeiramente na frente no quarto inicial (25 a 26).

O segundo quarto foi disputado em ritmo mais lento, com as duas defesas levando desvantagem em relação aos ataques, que mesmo com um número excessivo de erros, dos dois lados, seguiu favorável ao Timão, com boa presença do armador/lateral Ricardo “The Killer” Fischer (14 a 18).

O intervalo foi muito bem aproveitado por Guidetti, já que o EC Pinheiros retornou com outra postura e passou a comandar o marcador, com boas performances do armador/ala norte-americano Corderro Bennett e do lateral Betinho Duarte, além de aparições importantes do armador Kenny Dawkins e Marcus Toledo (25 a 21).

O período final foi eletrizante, com a equipe da casa tentando manter a recuperação e o visitante buscando a retomada do jogo. A parte final da partida foi sensacional, com os dois times se alternando no comando do marcador; e quando tudo parecia que o Timão sairia o vencedor, uma bola certeira de três pontos do ala/pivô Cristopher Ware, precedida por um rebote ofensivo importantíssimo do jovem Lucas Cauê, o EC Pinheiros conseguiu a virada para vencer e se reabilitar na competição (17 a 13).

Os principais nomes da partida foram Corderro Bennett (21 pontos e 03 rebotes) e Betinho Duarte (14 pontos e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; Ricardo “The Killer” Fischer (22 pontos e 08 assistências) e o norte-americano Kyle Fuller (17 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do visitante.

Com a vitória, o EC Pinheiros aparece na sexta colocação, com 13 vitórias e 09 derrotas. O SC Corinthians Paulista ocupa o oitavo lugar, com 11 vitórias e 11 derrotas.

O próximo desafio do EC Pinheiros será contra o Botafogo FC-RJ, no dia 29 de fevereiro (sábado), às 15h (de Brasília), novamente no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Já o SC Corinthians Paulista buscará a recuperação no clássico Majestoso, diante do São Paulo FC, também no dia 29 de fevereiro (sábado), às 12h50 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Lemes Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP).