De Conti chega para substituir o croata Aleksandar Petrovic

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Gustavo de Conti é o novo técnico da Seleção Brasileira Masculina. Aos 41 anos, o treinador do CR Flamengo, que irá acumular as duas funções, assume o Brasil no ciclo olímpico de Paris 2024 com a ambição de levar o país de volta à Olimpíada após ausência em Tóquio 2020. Carioca, nascido na Tijuca, Gustavo mudou-se cedo para São Paulo e começou no basquete aos sete anos, como armador, no SC Corinthians Paulista, CA Monte Líbano, CA Ypiranga e por último o CA Paulistano. Ele começou como técnico da base em 1997, no CA Ypiranga, quando ainda era jogador do CA Paulistano, e depois foi para o próprio Paulistano, como treinador nas categorias de base, até chegar ao adulto.

Com a chegada de Gustavo, a Seleção Brasileira volta a ter um técnico nascido no Brasil após 13 anos. O último foi Aluísio “Lula” Ferreira, que deixou em 2008 para o espanhol Moncho Monsalve assumir. De Conti chega para substituir o croata Aleksandar Petrovic, técnico do Brasil nos últimos quatro anos.

“Agradeço ao presidente Guy pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também à Seleção. É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira. Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga e depois no Paulistano, por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, disse De Conti.

Hegemônico no Brasil nas últimas temporadas, Gustavo de Conti é tricampeão nacional: Paulistano/Corpore (2017/2018) e CR Flamengo (2018/2019 e 2020/2021), campeão da última Champions League Américas pelo Rubro-Negro, além de campeão Paulista em 2017 pelo Paulistano/Corpore, bicampeão da Copa Super 8 (2018 e 2020/21) e tricampeão carioca com o CR Flamengo em 2018, 2019 e 2020. Foi eleito o melhor técnico do país nos anos de 2014, 2017, 2018 e 2021.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

“Gustavo é o grande técnico da geração de treinadores brasileiros e chegou a hora de termos um técnico do nosso país dirigindo à Seleção novamente. Os títulos conquistados pelo De Conti nos últimos anos falam por si só, mas o respeito dos atletas, de toda a comunidade do basquete e todo o nosso estudo antes de realizar essa escolha nos deixa tranquilos e confiantes que Gustavo fará um grande trabalho na Seleção Brasileira. Desejo toda a sorte do mundo para ele nessa missão”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

A contratação de De Conti pela CBB é também um retorno para a casa. Em 2012, o técnico passou a fazer parte da comissão técnica do Brasil, onde ficou até 2016, quando o croata Aleksandar Petrovic assumiu. Gustavo chega como ‘head coach’ do departamento que tem Diego Jeleilate como diretor do basquete masculino, numa parceria de longa data que vem desde o Paulistano e agora também está junta no Flamengo.

O primeiro compromisso de Gustavo de Conti com o Brasil é em novembro, pela abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. O Brasil faz dois jogos contra o Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, com horários e local ainda a serem definidos. A competição irá classificar sete seleções do continente para a Copa do Mundo. Posteriormente, na própria Copa do Mundo, duas seleções das Américas avançam direto para Paris 2024 (as duas de melhor campanha). As demais melhores ranqueadas jogam o Pré-Olímpico.