Esta foi a quinta vitória seguida do rubro-negro carioca

Armador venezuelano Cubillan foi o destaque da partida, além de ser o cestinha com 24 pontos anotados / Foto: Divulgação
Armador venezuelano Cubillan foi o destaque da partida, além de ser o cestinha com 24 pontos anotados / Foto: Divulgação

O CR Flamengo segue firme e forte na liderança da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018. Na manhã deste domingo (14 de janeiro), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o rubro-negro carioca levou a melhor sobre o Solar Cearense, pelo placar de 92 a 75 (41 a 32 no primeiro tempo), e ampliou sua série invicta na competição para cinco partidas, o que o mantém isolado na ponta da tabela de classificação.

A partida deste domingo foi para lá de especial para Ronald Ramon. No dia em que completou 31 anos de idade, o ala/armador dominicano registrou 12 pontos (2/3 nas bolas de três) e foi bastante importante para o triunfo do Flamengo.

Com o resultado, o Flamengo acumulou sua décima vitória em 12 partidas no NBB e permaneceu isolado na liderança (83,3% de aproveitamento). Do outro lado, o Basquete Cearense sofreu seu quarto revés consecutivo e não deixou a décima posição, com campanha idêntica a do 11º colocado Vasco da Gama, que é de quatro triunfos em 13 partidas (30,8% de aproveitamento).

O grande destaque da partida ficou por conta do armador venezuelano David Cubillán. Contratado pelo Flamengo no início da temporada, o jogador não encaixou uma sequência de boas atuações e por isso vinha sendo questionado pela torcida rubro-negra, mas “lavou a alma” na partida deste domingo em Fortaleza. Foram 24 pontos (recorde na temporada), com direito a 6/9 nas bolas de 3 pontos.

Quem também saiu de quadra com sua melhor atuação individual na temporada foi Olivinha. Com 19 pontos (recorde pessoal na atual edição) e 12 rebotes, o experiente ala/pivô registrou seu quarto duplo-duplo na temporada e, graças ao seu bom aproveitamento (7/12 nos arremessos de quadra) somado a duas assistências e três roubos de bola, totalizou expressivos 30 de eficiência, também sua maior marca na temporada.

Outros destaques do líder Flamengo ficaram por conta do ala Marquinhos, autor de 17 pontos, seis rebotes e três assistências, do pivô JP Batista, com 12 pontos.

O Flamengo foi para os vestiários com nove pontos de frente (41 a 32), mas viu o Basquete Cearense reagir no terceiro período ao cortar a margem para quatro pontos (48 a 44). No entanto, na mesma parcial, a vantagem rubro-negra subiu para 14 pontos (66 a 52). Já nos dez minutos finais, a equipe do técnico José Neto abriu 18 pontos (75 a 59) e somente administrou o resultado até o apagar das luzes.

Pelo lado do Basquete Cearense, os destaques ficaram por conta do ala norte-americano Rashaun, com 19 pontos e seis rebotes, do pivô Léo Waszkiewicz, autor de um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, do armador Davi Rossetto, que registrou 11 pontos e cinco assistências, e do ala/armador Betinho, que deixou a quadra com dez pontos.

Na sequência do NBB CAIXA, o Flamengo seguirá no Nordeste e, na terça-feira (16 de janeiro), medirá forças com o Universo/Vitória, no ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. No mesmo dia, o Solar Cearense tentará encerrar sua sequência negativa diante do Minas Tênis Clube, novamente no ginásio Paulo Sarasate, às 20h30 (de Brasília).