Disputa acontece de 16 a 22 de dezembro, nos naipes feminino e masculino

Imagem: Divulgação

A Final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-18 2022 será disputada de 16 a 22 de dezembro, na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Após a disputa das etapas regionais, os finalistas entram em quadra para definir os campeões da temporada nos naipes feminino e masculino.

“O Brasileiro de Seleções estaduais ajudou a revelar muitos talentos para o basquete brasileiro no passado. Trabalhamos muito para retomar esse projeto. E, em 2022 conseguimos, com apoio das Federações, executar o sub-18 masculino e feminino. Vamos seguir trabalhando para manter e ampliar as categorias nos próximos anos”, relatou o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr.

Ao todo, 12 Seleções estaduais de cada naipe garantiram em quadra o direito de participarem do torneio que vale o título do ano. No masculino, 11 fizeram a inscrição para a etapa final, enquanto oito no feminino.

No naipe feminino estarão em quadra: Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Já no masculino: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O Congresso Técnico será na quinta-feira (15 de dezembro). Já a abertura da competição acontece na sexta-feira (16 de dezembro).

Feminino: as seleções foram divididas em dois grupos na primeira fase, levando em conta o desempenho na fase regional e critérios geográficos.

Grupo A: Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal
Grupo B: São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul

Após os jogos dentro das chaves, em turno único, será disputada as quartas-de-final com esses confrontos: 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado, com o cruzamento olímpico entre as chaves. Os vencedores fazem as semifinais e depois a decisão do torneio.

Masculino: as seleções foram divididas em três grupos na primeira fase, levando em conta o desempenho na fase regional e critérios geográficos.

Grupo A: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Amazonas
Grupo B: São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás
Grupo C: Minas Gerais, Bahia e Pernambuco

Avançam para as quartas-de-final os dois primeiros colocados, além dos dois melhores terceiros colocados. O critério de desempate nessa fase é o número de vitórias. Caso haja empate, será realizado um sorteio para definir os dois classificados que completam as quartas-de-final. Em seguida, ocorre a semifinal e a decisão.

Foto: Divulgação/CBB

 

Tabela Feminino

16 de dezembro (sexta-feira): Pernambuco x Goiás (08h), Santa Catarina x Distrito Federal (10h), São Paulo x Amazonas (14h) e Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul (16h)

17 de dezembro (sábado): São Paulo x Mato Grosso do Sul (08h), Santa Catarina x Goiás (10h), Pernambuco x Distrito Federal (14h) e Rio de Janeiro x Amazonas (16h)

18 de dezembro (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas (08h), Distrito Federal x Goiás (10h), Santa Catarina x Pernambuco (14h) e São Paulo x Rio de Janeiro (16h)

19 de dezembro (segunda-feira): quartas-de-final
20 de dezembro (terça-feira): semifinais
21 de dezembro (quarta-feira): Final e definição do 3º lugar

Tabela Masculino

16 de dezembro (sexta-feira): Minas Gerais x Bahia (08h), Santa Catarina x Amazonas (10h), Rio Grande do Norte x Goiás (12h), São Paulo x Distrito Federal (14h) e Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul (16h)

17 de dezembro (sábado): São Paulo x Goiás (08h), Santa Catarina x Mato Grosso do Sul (10h), Minas Gerais x Pernambuco (13h), Rio Grande do Norte x Distrito Federal (15h) e Rio de Janeiro x Amazonas (17h)

18 de dezembro (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas (08h), Goiás x Distrito Federal (10h), São Paulo x Rio Grande do Norte (12h), Bahia x Pernambuco (14h) e Rio de Janeiro x Santa Catarina (16h)

19 de dezembro (segunda-feira): quartas-de-final
20 de dezembro (terça-feira): semifinal
21 de dezembro (quarta-feira): Final e definição do 3º lugar

Esta disputa marca o retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções, que ficou sem realização por anos, sendo retomado pela atual gestão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta temporada. O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-18 2022 é uma realização da CBB em parceria com a Federação de Basketball do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), Instituto ITDA e Secretaria Especial do Esporte através do Ministério da Cidadania, do Governo Federal.