Cidades tradicionais retornam ao calendário em 2020

Imagem: FIBA
Imagem: FIBA

A nona edição do FIBA 3×3 World Tour, que é a principal competição profissional organizadas e administrada pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) no Basquete 3×3, passa a ter 13 etapas em 2020, com a expectativa de serem as melhores de todos os tempos. A final está agendada para Riad, no Marrocos, no mês de novembro.

Já a etapa de estreia da temporada de 2020 ocorrerá em Doha, no Qatar, nos dias 02 a 03 de abril (quinta-feira sexta-feira). O salto de 12 para 14 etapas do World Tour também tem um impacto positivo no prêmio em dinheiro, que atingirá um total de 2,8 milhões de dólares em todo o circuito (acima dos 2,1 milhões de dólares em 2019).

De acordo com Alex Sanchez, diretor administração da FIBA Basquete 3×3, as expectativas são as melhores possíveis. “2020 é um grande ano para o Basquete 3×3 e estamos empolgados em ver nossa competição número um se expandir tão rapidamente. Estamos orgulhosos por atrair cidades incríveis, como Riad para a final e, ao mesmo tempo, para a volta, depois de muitos anos, de cidades excepcionais, aonde a história do World Tour foi feita, como Abu Dhabi e Manila”, comentou.

De fato, o World Tour retorna a Manila cinco anos depois de um inacreditável evento, que atraiu muitos fãs, que lotaram as dependências de um shopping local, comprovando a flexibilidade do Basquete 3×3 e o conceito de “levar o esporte às pessoas”. A competição também retorna a Abu Dhabi, que recebeu duas finais, em 2015 e 2016.

Como no ano passado, o World Tour será realizado em locais urbanos emblemáticos, tais como: Doha, Chengdu, Cidade do México, Utsunomiya, Praga, Lausanne, Debrecen, Montreal, Los Angeles e Jeddah. As tradicionais competições de enterradas e dos arremessos de três pontos serão realizadas em cada etapa da FIBA 3×3 World Tour.

Lançado em 2012, o World Tour reúne equipes que representam cidades de todo o mundo, que se qualificarem para as 13 Etapas e lutar para estar na grande Final, através de uma rede mundial de torneios de qualificação, como os Challengers, e através do Ranking de times da FIBA 3×3.

“Para os fãs, o FIBA 3×3 World Tour será a melhor prévia de nossa disciplina urbana nos Jogos”, disse Sanchez. “Também será a preparação ideal para os melhores jogadores de Basquete 3×3 do mundo antes das Olimpíadas. De fato, chegaremos ao Japão duas semanas antes, com a quinta Etapa da temporada, em Utsunomiya, seguido de um campo pré-olímpico de aclimatação para nossos melhores atletas se acostumarem com o clima japonês”, completou o diretor.

As 12 melhores equipes na classificação do World Tour, após a última Etapa, garantem na grande a final do FIBA 3×3 World Tour.

Calendário
02 e 03 de abril: Doha (Catar)
02 e 03 de maio: Manila (Filipinas)
30 e 31 de maio: Chengdu (China)
20 e 21 de junho: Cidade do México (México)
11 e 12 de julho: Utsunomiya (Japão)
1º e 02 de agosto: Praga (República Tcheca)
21 e 22 de agosto: Lausanne (Suíça)
29 e 30 de agosto: Debrecen (Hungria)
05 e 06 de setembro: Montreal (Canadá)
19 e 20 de setembro: Los Angeles (Estados Unidos)
17 e 18 de outubro: China (cidade a ser anunciada)
23 e 24 de outubro: Jeddah (Arábia Saudita)
30 e 31 de outubro: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Novembro: Riyadh (Arábia Saudita)

O sérvio Novi Sad e o grande vencedor do World Tour, pois conquistou quatro vezes esta competição, em oito edições já realizadas.

Foto: FIBA
Foto: FIBA