Sesi Franca Basquete, CR Flamengo e o São Paulo FC são os representantes brasileiros

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sesi Franca Basquete, CR Flamengo e o São Paulo FC são os representantes brasileiros na quinta edição da FIBA Basketball Champions League 2023/2024. A FIBA Américas divulgou, nesta quinta-feira (26 de outubro), as equipes que irão participar da competição que dá ao campeão o direito de disputar a FIBA Intercontinental Cup.

O vice-presidente de esportes olímpicos do CR Flamengo, Guilherme Kroll, enalteceu o esforço da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). “Gratidão eterna ao empenho da Confederação Brasileira por ter intercedido pela participação do Flamengo e dos clubes brasileiros, que tem um investimento nesta temporada à altura desta responsabilidade. Assim como no futebol, o Flamengo subiu o sarrafo do basquete no Brasil. E temos adversários que investem em peso na modalidade. E seguimos entre os três times de maior investimento. Montamos essa equipe com objetivos internacionais. Seria uma lástima para o basquete brasileiro que o Flamengo ficasse de fora, o que chegou a ser cogitado. Somos eternamente gratos ao presidente Guy Peixoto Jr, que foi à Suíça defender o certo. Seria muito atípico que esse ano só tivéssemos os dois melhores”, disse.

“A BCLA é sem dúvidas o maior campeonato do continente e ficamos muito felizes por participarmos e também a motivação para buscarmos o bicampeonato aumenta ainda mais depois do título da FIBA Intercontinental Cup”, acrescentou Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca Basquete.

“A participação do São Paulo FC na próxima edição da BCLA é uma ótima oportunidade de reafirmar um projeto que já se mostrou vencedor. Com apenas cinco anos, o Tricolor terá sua terceira participação no principal campeonato das Américas, sendo campeão invicto da edição 2021/2022 o que o credenciou para a FIBA Intercontinental Cup. Na edição 2023/2024 o Tricolor se mostrará ainda mais forte”, completou Cláudio Mortari, diretor-técnico do São Paulo.

Os grupos da fase inicial são esses:

Grupo A: Real Estelí (Nicaraguá), Halcones de Xalapa (México) e Gladiadores de Anzoátegui (Venezuela)
Grupo B: Quimsa (Argentina), São Paulo FC (Brasil) e Nacional (Uruguai)
Grupo C: Hebraica Macabi (Uruguai), CR Flamengo (Brasil) e Boca Juniors (Argentina)
Grupo D: Sesi Franca Basquete (Brasil), Obras Sanitárias (Argentina) e UdeC (Chile)

A competição será aberta no dia 13 de dezembro (quarta-feira), com os 12 clubes compondo a fase inicial – quatro grupos com três integrantes em cada um deles. Em seguida, os oito melhores times (dois de cada chave) avançam para a fase quartas-de-final, formando dois grupos de quatro agremiações, com a disputa marcada para o período entre 04 e 10 de março. Posteriormente, o corre o Final Four, que apontará o grande campeão. Reunindo os dois melhores de cada grupo na etapa anterior.