AD Santo André x Unimed/Campinas e Sesi Araraquara x Ituano Basquete são os confrontos

O Super Four do Campeonato Paulista Feminino 2023 será aberto nesta segunda-feira (11 de dezembro), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), com a realização dos dois jogos semifinais.

No primeiro duelo, às 18h (de Brasília), a AD Santo André encara a Unimed/Campinas.

Para chegar a esta etapa, o time andreense fechou a Primeira Fase na quarta colocação na classificação geral, somando cinco vitórias e derrotas. Posteriormente, ficou no segundo lugar do Grupo A na Fase de Realinhamento, com três vitórias e três derrotas, se qualificando diretamente para o Super Four.

Foto: Giuliano Abrahão/Campinas

“Mais uma vez estamos diante do time de Campinas, um adversário muito forte, com um jogo de garrafão consistente. Classificar diretamente para a semifinal permitiu que fizéssemos uma boa preparação e recuperação de algumas meninas lesionadas. Chegamos fortes para esse Super Four, com uma boa expectativa de vitória”, destacou o técnico Rafael Souza, da AD Santo André.

Já a equipe campineira concluiu a Fase Inicial no primeiro lugar, contabilizando seis vitórias e uma derrota. Em seguida, na Fase de Realinhamento ficou na terceira colocação do Grupo A, com três vitórias e três derrotas. Com esse posicionamento jogou a série melhor-de-três do playoff, eliminando o BAX Catanduva, com dois resultados positivos e um negativo.

“Conseguimos alcançar o nosso objetivo, que era participar do Super Four. Teremos um adversário difícil pela frente, que já nos venceu duas vezes nesse campeonato. Isso prova o quanto eles são fortes e o quanto será difícil. Mas, preparamos algumas coisas para minimizar os pontos fortes deles, além de tentar atacar alguns pontos fracos. Mas, é um jogo muito difícil. Temos como objetivo estar na final e vamos brigar até o último segundo para que isso aconteça”, comentou Sidney Coppini Jr, técnico da Unimed/Campinas.

Foram dois confrontos entre estas equipes nas etapas anteriores do estadual, com duas vitorias da AD Santo André: 76 a 56, na Fase Inicial, em Santo André (SP); 69 a 68, na Fase de Realinhamento, em Campinas (SP).

Na segunda partida, às 20h30 (de Brasília), o Sesi Araraquara joga contra o anfitrião Ituano Basquete.

O representante de Araraquara fechou a Primeira Fase no segundo lugar, com seis vitórias e uma derrota. Em seguida, concluiu a Fase de Realinhamento na primeira colocação do Grupo A, contabilizando quatro vitórias e duas derrotas, se qualificando diretamente para a fase decisiva.

Foto: Nathane Agostini/Ituano

“Esperamos um jogo difícil, pois o Ituano Basquete se reforçou bastante para este Paulista e tem melhorado. Acreditamos que o nosso time deva jogar de uma forma bem consistente, com defesa agressiva para que consigamos ter mais posses de bola e possamos contra-atacar. Além de fazer um jogo coletivo, dentro da parte conceitual, que tem sido o nosso carro chefe. Esperamos realizar essas ações para chegarmos a grande final”, analisou o técnico João Camargo Neto, do Sesi Araraquara.

Já o Ituano Basquete foi o terceiro colocado na classificação geral da Primeira Fase, somando cinco vitórias e duas derrotas. Depois, ficou no quarto lugar do Grupo A na Fase de Realinhamento, contabilizando duas vitórias e quatro derrotas. Na série melhor-de-três do playoff, o representante de Itu eliminou o São José Basketball com duas vitórias e nenhuma derrota.

“Esse quadrangular vai contar com quatro times que chegaram e mostraram equilíbrio. Dependendo do dia de cada um, ou seja, quem se apresentar melhor, certamente vence. É um campeonato que se caracterizou por este equilíbrio e o Sesi Araraquara entra como o favorito, graças ao título da Liga de Basquete Feminino (LBF) e ainda se reforçou. Claro, que vamos para o jogo, mas ainda estamos com a equipe em formação e sofremos com ausências ao longo do campeonato – Palmira Marçal, que está retornando, e Maria Albiero, que segue fora. Mas, entraremos com toda disposição, cientes das dificuldades, mas com a mentalidade sempre vencedora, ou seja, vamos entrar em quadra para jogar e ganhar”, completou o técnico Antonio Carlos Barbosa, do Ituano Basquete.

O Sesi Araraquara venceu os dois confrontos diante do Ituano Basquete válidos pelas etapas anteriores do Campeonato Paulista Feminino 2023: 69 a 47, em Araraquara (SP), na Fase inicial; 70 a 62, na Fase de Realinhamento, em Itu (SP).

Tabela

11 de dezembro (segunda-feira)
18h: AD Santo André x Unimed/Campinas – Jogo 01
20h30: Sesi Araraquara x Ituano Basquete – Jogo 02

13 de dezembro (quarta-feira)
18h30: Perdedor do Jogo 01 x Perdedor do Jogo 02 – definição do 3º lugar
20h30: Vencedor do Jogo 01 x Vencedor do Jogo 02 – definição do título
(*) Todos no horário de Brasília (DF)