Em um dos melhores jogos destes playoffs do NBB CAIXA, o Paulistano/Corpore empatou a série quartas de final em 1 a 1, nesta sexta-feira (20 de abril), no ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP). Com atuação arrasadora no terceiro quarto, o time da capital paulista abriu vantagem, conseguiu frear a reação do Solar Cearense no quarto final e venceu o Jogo 2, por 93 a 89.

Na volta do intervalo, o Paulistano encontrou seu melhor basquete e teve atuação espetacular no terceiro quarto. Com aproveitamento de 65,5% nos pontos tentados, o time da capital anotou nada mais nada menos do que 36 tentos na parcial, distribuídos em oito jogadores diferentes. O Basquete Cearense até foi bem ofensivamente, com 22 pontos anotados, mas acabou o período 14 pontos atrás, 76 a 62.

Com grande reação no quarto final, o Solar Cearense foi diminuindo a desvantagem gradualmente e chegou aos 20 segundos finais três pontos atrás (92 a 89). Na posse seguinte, o time nordestino fez falta em Yago. O armador do CAP foi à linha do lance livre, converteu o primeiro, errou o segundo, mas Guilherme Hubner ficou com o rebote ofensivo e a vitória ficou com o Paulistano.

Cestinha do CAP no Jogo 1, não foi diferente para Lucas Dias na segunda partida da série. Novamente saindo do banco de reservas, o ala foi mais do que fundamental na vitória alvirrubra. Ao todo, foram 21 pontos, com três bolas de 3 pontos, oito rebotes, sendo cinco ofensivos, e duas assistências para o camisa 9.

“A gente não fez um grande Jogo 1. O Basquete Cearense fez uma boa defesa e a gente não conseguiu converter as bolas de 3. A gente viu os vídeos da partida, e o Gustavo (De Conti) pediu para mantermos a calma e confiança, pois não foi normal as bolas não caírem, fizemos isso a competição inteira e deu certo. Nós não vamos mudar nossa característica e hoje funcionou. Nossa defesa precisa melhorar muito ainda e também erramos algumas bolas no fim do jogo que não podemos”, completou o cestinha do CAP, com 21 pontos.

Agora, as duas equipes voltam a jogar já neste domingo (22 de abril). A bola sobe para o Jogo 3 da série às 11 horas (de Brasília), novamente no ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Com grande atuação defensiva, Caxias bate Mogi e diminui desvantagem para 2 a 1
Estar com a “corda no pescoço” não foi um problema para o Banrisul/Caxias Basquete e a equipe se manteve viva na série contra o Mogi das Cruzes/Helbor. Com um “jogo perfeito” na sexta (20 de abril), o time gaúcho liderou de ponta a ponta, venceu em pleno ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), por 65 a 54, e cortou a diferença no confronto das quartas de final do NBB CAIXA para 2 a 1.

Caxias rapidamente se firmou na liderança nos minutos inicias e controlou o placar durante todo o tempo. Com ótimo trabalho defensivo, o time gaúcho impôs a pior pontuação do Mogi nesta temporada e também a pior marca de um mandante em toda a história das quartas de final. Do outro lado da quadra, com ótimas movimentações ofensivas, o time do técnico Rodrigo Barbosa “mandou” no jogo e forçou a realização do Jogo 4.

O jogo coletivo deu o tom à vitória gaúcha, mas dois atletas tiveram atuações decisivas. Alex Oliveira foi o cestinha da equipe, com 17 pontos (15 no primeiro tempo). Já o ala Pedro contribuiu com 13 pontos, quatro rebotes e seis assistências.

Do lado mogiano, o atleta mais efetivo em quadra foi Larry Taylor, com 13 pontos. Fazendo boa partida,Tyrone somou nove pontos e sete rebotes, mas teve problemas com faltas e acabou eliminado da partida ainda no início do último período.

Com Mogi vencendo por 2 a 1, a série terá sua próxima partida nesta segunda-feira (23 de abril), desta vez no ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS). A bola sobe às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Franca e Bauru fazem Jogo 3 neste sábado
Após duas vitórias bauruenses, a série entre Sesi/Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket já ganhará ares dramáticos em seu Jogo 3. A bola sobe neste sábado (21 de abril), às 14h00 (de Brasília), no ginásio Pedrocão, em Franca (SP), e terá transmissão ao vivo pela Band.

Com a vitória, Caxias 'sobreviveu' na série e agora levará confronto para casa / Foto: João Pires/LNB