Unifacisa vence de forma emocionante na primeira rodada da etapa

Nesta quinta-feira (20 de julho), começou a segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2023 em São José dos Campos (SP). Seis grandes jogos abrilhantaram o dia de abertura da competição de aspirantes, confira o resumo do que aconteceu no interior paulista:

Praia na emoção
Para abrir a segunda etapa com chave de ouro, Praia Clube e Botafogo protagonizaram um jogo emocionante, decidido na última bola. Em busca da classificação, a equipe mineira conquistou um belo triunfo sobre os cariocas, por 68 a 66, chegando à 5 vitórias em seis jogos.

O ala/armador Mencarini, mais uma vez, foi o grande cestinha do Praia Clube, com 19 pontos, além de somar cinco rebotes e quatro assistências, se mantendo no topo da lista de maiores pontuadores dessa LDB. Porém, o grande destaque do duelo foi Yago Varejão, que além de anotar 17 pontos e 12 rebotes, terminou com sete tocos, igualando a maior marca da história da competição. Pelo lado do Botafogo, o armador Ziggy, com sete pontos, cinco rebotes e sete assistências foi o grande destaque.

Próximos jogos:
8h30 – Praia Clube (3º) x Mogi (6º)
15h15 – Basquete Cearense (10º) x Botafogo (11º)

Pinheiros segue invicto
No segundo duelo do dia, o líder do Grupo B conquistou mais uma grande vitória para seguir isolado no topo da tabela. O Pinheiros, atual tetracampeão da LDB, derrotou o BRB/Brasília por 83 a 39, uma das maiores diferenças de placar nessa edição do campeonato. O duelo foi de domínio pinheirense no ataque e na defesa do início ao fim, da maneira que a equipe está acostumada no campeonato sub-22.

“Essa etapa será difícil, vamos ter que nos manter organizados se quisermos continuar invictos. Hoje foi um jogo coletivo muito bom, todo mundo se entregou e fez a equipe jogar bem e jogar junto”, disse Yan Djalo.

Djalo, inclusive, foi o grande destaque da equipe azul e preto. O ala terminou com 16 pontos, 12 rebotes e 18 de eficiência, mantendo sua média de duplo-duplo na competição. Fidelis, com 14 pontos e 13 rebotes foi outro grande destaque do time no duelo. Pelo lado da equipe brasiliense, Beller, com 16 pontos, foi o grande destaque individual.

Próximos Jogos:
10h45 – Cerrado (12º) x Pinheiros (1º)
17h30 – Brasília (9º) x Bauru (7º)

Unifacisa no último segundo
O “Jack” chegou na segunda fase da competição entregando muita emoção aos torcedores. No duelo contra o Mogi, a equipe paraibana saiu vencedora com uma bola no estouro do cronometro, em um rebote heroico de Flavin, que subiu para anotar dois pontos quando o jogo estava prestes a acabar. Com o game winner do jovem pivô, a Unifacisa levou a vitória por 70 a 68.

“Esse jogo foi muito duro, muito físico, está todo mundo muito cansado, mas acredito que nessa etapa todos os jogos serão assim, não vamos ter vida fácil. Essa LDB tem sido de muito trabalho, de muito treinamento, de muito aprendizado. Esse final foi para coroar tudo que estamos fazendo”, afirmou Flavin.

O pivô terminou o duelo com a incrível marca de 20 pontos, 17 rebotes e 26 de eficiência, seguindo a linha de sua ótima média na competição. Barry, com 21 pontos e três bolas de três pontos, foi o grande destaque da equipe mogiana.

Próximos Jogos:
13h – Unifacisa (2º) x Flamengo (8º) – Live Basketball
8h30 – Praia Clube (3º) x Mogi (6º) – Duas Saídas

Flamengo começa bem
Em busca da classificação, o Flamengo conquistou um triunfo importante em seu primeiro duelo na segunda etapa da LDB. Contra a equipe do Cerrado, os cariocas conseguiram impor um ritmo consistente ao longo de todo o jogo, levando a vitória por 74 a 35. Agora, o rubro-negro alcançou a sua segunda vitória na competição, o que possibilita a equipe continuar sonhando com a classificação.

O ala Emanuel, um dos jogadores mais eficientes da competição, terminou o duelo com 15 pontos, 16 rebotes, quatro assistências e 28 de eficiência, enquanto Matheus Leoni finalizou a partida com 14 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. Motta, com 10 pontos e nove rebotes, foi o grande destaque do Cerrado.

Próximos Jogos:
13h – Unifacisa (2º) x Flamengo (8º)
10h45 – Cerrado (12º) x Pinheiros (1º)

Bauru de virada
Em um dos jogos mais emocionantes do primeiro dia, o Bauru conquistou uma bela vitória de virada sobre o Minas, pelo placar de 71 a 70. A equipe bauruense chegou a estar perdendo por 13 pontos no intervalo de jogo, mas com um jogo consistente na defesa e um ótimo aproveitamento no perímetro, conseguiu a virada nos últimos minutos de jogo.

“Esse foi um jogo do grupo, de todo o time. No intervalo conversamos e deixamos bem claro ‘não existe bola de 13 pontos’, então fomos de pouco em pouco, batalhando na defesa, no ataque, fizemos de tudo para conseguir a vitória”, afirmou Bruno (ala), autor de dois tocos decisivos no final do jogo.

Quem mais brilhou pelo lado bauruense foi o armador Jean, com 15 pontos e seis rebotes, e o ala/armador Hugo, com 16 pontos e seis rebotes. O pivô Diarra, com 10 pontos e 13 rebotes, foi o grande destaque do time mineiro.

Próximos Jogos:
17h30 – Brasília (9º) x Bauru (7º)
19h45 – Minas (5º) x São José (4º)

Águia x Carcará
Para finalizar o primeiro dia da segunda etapa, os donos da casa receberam o Basquete Cearense em um grande duelo. O jogo foi de total dominância do São José, que terminou com um placar centenário, de 100 a 61. A torcida acompanhou em peso no Teatrão o bom desempenho coletivo da Águia do Vale, que agora chegou à cinco vitórias e figura no top 4 do Grupo B.

“Nosso time é muito bom e eu sei que somos capazes de chegar longe, essa vitória mostrou que todos que entram em quadra podem ajudar de alguma forma. Particularmente, tenho gostado bastante do meu desempenho, mas sei que o que mais importa é o coletivo e sei que podemos ser campeões”, disse o ala Kauê Gelascov.

Vitor Silvério (ala), com 24 pontos, foi o grande cestinha do duelo, mas os destaques também vão para Kauê, que terminou com 16 pontos, cinco rebotes e 17 de eficiência e Gregate (armador) que finalizou com 11 pontos, sete assistências e sete roubos de bola. O ala Felipe Motta, com 14 pontos, e Samuel (pivô), com 17, foram os principais pontuadores do Basquete Cearense no duelo.

Próximos Jogos:
15h15 – Basquete Cearense (10º) x Botafogo (11º)
19h45 – Minas (5º) x São José (4º)