Tricolor vence a primeira na competição de aspirantes

A quinta-feira (20 de julho) foi recheada de grandes jogos no primeiro dia da 2º etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2023. Na capital paulista, as equipes do Grupo A da competição se enfrentarão nos confrontos que ainda não haviam acontecido na 1ª etapa da LDB, e assim, fechando os jogos da chave. O ginásio Antonio Prado Jr. foi palco de seis grandes confrontos; o Pato Basquete venceu o Corinthians em um jogo apertado; o Caxias venceu seu sexto jogo e consolidou ainda mais sua campanha invicta, bem como o Paulistano que também garantiu sua sexta vitória assegurando a campanha com 100% de aproveitamento. A competição acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.

Pato segue consistente na LDB
O primeiro duelo do dia foi muito disputado entre Pato Basquete e Corinthians, decidido no último período da partida. Os dois primeiros quartos do jogo foram de equilíbrio, mas com um Corinthians levemente superior vencendo o primeiro período por 16 a 14 e o segundo por 12 a 11. Quem contribuiu bem para este placar foi o pivô Dani Moreira, destaque da partida com 10 pontos e 6 rebotes na conta e aproveitamento de 50% dos arremessos de quadra.

O segundo tempo foi de um Pato ainda mais focado e eficiente, vencendo o terceiro período por 13 a 10, e chegando para o último quarto com o placar empatado em 38 a 38. No último período, a equipe do Paraná seguiu mostrando a que veio no jogo, vencendo por 22 a 13 e sacramentando a vitória por 60 a 51. Gabriel Novaes (pivô) foi fundamental neste momento decisivo do duelo, anotando 18 pontos no jogo com 7 rebotes. Quem também saiu de quadra com 18 pontos na conta foi o ala Ferrugem, que também viveu uma grande partida no Ginásio Antonio Prado Jr.

O Pato Basquete conquistou sua quinta vitória na LDB 2023 e se firmou na terceira colocação do grupo A.

Próximos Jogos:
13h30 – União Corinthians (11º) x Corinthians (4º)
20h15 – Pato (3º) x São Paulo (10º)

Caxias segue invicto na LDB 2023
No segundo jogo do dia, o Caxias do Sul encarou o Vasco e conseguiu imprimir o seu ritmo na maior parte do tempo, o que deu ao time do Rio Grande do Sul a vitória em quase todos os períodos do jogo. O primeiro quarto acabou sendo um resumo do que foi o jogo como um todo, com vitória parcial do Caxias, por 24 a 12, e uma manhã inspirada do ala/pivô Vini Chagas. O Caxias seguiu no mesmo ritmo e venceu o segundo período, por 18 a 16, levando uma vantagem confortável para o intervalo.

O Vasco foi melhorando ao longo do jogo, diminuindo a vantagem para o adversário, mas não o suficiente para conseguir a vitória. Euler foi o destaque carioca, somando 16 pontos, além de 5 rebotes e 5 assistências. Ainda assim, quem venceu foi o Caxias, por 84 a 69.

O destaque da partida foi para Vini Chagas, com um duplo-duplo de 24 pontos, 14 rebotes, além de 6 assistências e uma eficiência de 39 – o recorde da edição 2023 da LDB até aqui. Ao fim do jogo, o camisa 6 do Caxias falou sobre a atuação e a campanha invicta da equipe na LDB 2023. “O que está me ajudando muito é a confiança que o time está me passando, jogadores e comissão técnica, eu estou levando isso pra dentro de quadra, conheço esse ginásio, já joguei aqui! A campanha invicta é fruto do nosso trabalho e consistência. Nós seguramos o jogo na defesa quando o ataque não flui e temos atletas muito competentes na quadra, isso faz a diferença”, concluiu o jogador do Caxias do Sul.

Próximos Jogos:
9h – Caxias (2º) x Rio Claro (8º)
15h45 – Joinville (12º) x Vasco (7º)

Rio Claro mostrando sua força
O time do interior paulista só havia conquistado uma vitória na LDB 2023 e entrou em quadra buscando respirar na competição. O duelo diante do Thalia Coritiba Monsters foi equilibrado, a equipe de Santa Catarina venceu o primeiro período, por 16 a 13, mas o Rio Claro foi melhor no quarto seguinte, ganhando por 21 a 16 e indo para o intervalo em vantagem.

O segundo tempo foi de domínio para a equipe do interior de São Paulo, que venceu o terceiro período, por 16 a 15, e sacramentou a vitória no último quarto, por 70 a 62. O armador Arthur Costa foi o grande destaque que ajudou a garantir a vitória de seu time, somando 22 pontos e 6 assistências.

Próximos Jogos:
9h – Caxias (2º) x Rio Claro (8º)
11h15 – Coritiba (6º) x Franca (5º)

Franca querendo a classificação
Com 3 vitórias na LDB, o Sesi Franca buscava um triunfo diante do União Corinthians para encostar na quarta colocação do Torneio e foi o que aconteceu. A equipe do interior paulista foi implacável no jogo e venceu todos os quartos da partida. O jovem Reynan (ala/armador) teve uma grande atuação, como de costume, acumulando 20 pontos, além de 6 assistências e 5 rebotes que ajudaram o Sesi Franca a carimbar a vitória, por 103 a 57.

A eficiência francana foi peça chave no duelo, com um aproveitamento de 53,1% dos arremessos de quadra no alvo. Com a pontuação bem distribuída por seus jogadores, o Franca teve 6 atletas que terminaram o jogo com 10 pontos ou mais.

Próximos Jogos:
11h15 – Coritiba (6º) x Franca (5º)
13h30 – União Corinthians (11º) x Corinthians (4º)

Paulistano não sabe o que é perder na LDB 2023
Às 18h, foi o momento de os donos da casa entrarem em quadra e o que aconteceu dentro de quadra foi o que torcedor esperava: um show de basquetebol! A equipe do Paulistano enfrentou o Joinville, e venceu, por 97 a 57. Os primeiros dois quartos do jogo foram de alto ritmo da equipe de São Paulo, vencendo o primeiro, por 23 a 12 e o segundo, por 22 a 15. Dentre tantos destaques, o pivô, Andrezão foi um dos maiores, com um duplo-duplo de 13 pontos e 13 rebotes.

O segundo tempo seguiu o mesmo ritmo da primeira metade do duelo, com um Paulistano em grande produtividade. O CAP venceu o terceiro período, por 28 a 13, e carimbou a vitória no último quarto, por 24 a 17. A coletividade dos comandados de Bruno Porto ficou evidente, já que 7 jogadores deixaram a quadra com 10 pontos, ou mais.

Próximos Jogos:
15h45 – Joinville (12º) x Vasco (7º)
18h – Cetaf (9º) x Paulistano (1º)

São Paulo consegue sua primeira vitória na LDB 2023
No último jogo do dia, o Cetaf-Vila Velha enfrentou o São Paulo, afim de embalar sua terceira vitória na competição, mas teve seus planos frustrados pela equipe da capital paulista. Em um duelo equilibrado, o tricolor conquistou a vitória sendo superior nos momentos finais do jogo, conseguindo manter uma distância sólida do adversário, fechando o duelo em 56 a 51.

O São Paulo conquistou sua primeira vitória na edição 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete e teve grande ajuda de João César. O camisa 89 contribuiu para a vitória com 16 pontos, além de 20 rebotes, duplo-duplo para o jogador da equipe da capital paulista.

Próximos Jogos:
18h – Cetaf (9º) x Paulistano (1º)
20h15 – Pato x São Paulo