CA Paulistano e Basquete Unifacisa também vencem nesta jornada

O EC Pinheiros-SP derrotou o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, nesta terça-feira (13 de dezembro), por 95 a 73 (52 a 31 no primeiro tempo), em jogo válido pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2034, disputado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP).

Foto: Divulgação/ECP

O time da casa começou muito bem o jogo e abriu larga vantagem ao final primeiro quarto. No segundo período, a equipe visitante ficou ligeiramente na frente, mas o EC Pinheiros voltou a comandar as ações no terceiro quarto e seguiu bem na frente. Nos dez minutos finais, o Fortaleza/Basquete Cearense conseguiu ficar novamente na frente, mas sem modificar o panorama da partida – 31 a 07 (primeiro quarto), 21 a 24 (segundo quarto), 25 a 18 (terceiro quarto) e 18 a 24 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Rafael Munford (30 pontos e 03 bolas recuperadas) e Jefferson William (16 pontos e 04 rebotes), pelo EC Pinheiros; o norte-americano Dexter McClanahan (25 pontos, 08 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e o argentino Patrício Piñero (14 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

“Primeiro, estou muito feliz pela vitória. Depois, atingir a marca de 6.000 pontos é uma satisfação imensa. Participei de todas as edições do NBB, com dois títulos, alguns números expressivos e fazendo parte do basquetebol brasileiro, ainda mais vestindo a camisa do Pinheiros, que é um time que me abriu as portas, tem uma estrutura fenomenal e dá muita confiança e tranquilidade para trabalhar”, comentou o ala/pivô Jefferson William, do representante da capital paulista.

“Gostei muito do trabalho coletivo novamente. Quando conseguimos transformar nosso trabalho diário com disciplina tática, temos a chance de ganhar de qualquer time da competição. Já quando isso não acontece, também poderíamos ter perdido, isso porque o Basquete Cearense também é uma ótima equipe”, complementou David Pelosini, técnico do EC Pinheiros.

Na classificação geral, o EC Pinheiros aparece no sexto lugar, com sete vitórias e cinco derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense ocupa a 14ª colocação, com duas vitórias e dez derrotas.

O CA Paulistano-SP bateu o Cerrado Basquete-DF, por 93 a 80 (42 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF). As duas equipes se alternaram no comando do marcador, mas o representante paulista foi mais incisivo quando esteve na frente, com destaque para a boa performance e vantagem aberta no quarto inicial, que lhe deu o sustentáculo para o restante da partida – 25 a 11 (primeiro quarto), 17 a 19 (segundo quarto), 27 a 25 (terceiro quarto) e 24 a 25 (quarto final).

Foto: Mateus Tourinho/Cerrado

Os maiores pontuadores foram os norte-americanos Anthony Harris (22 pontos e 07 rebotes) e Rashaun Mc Lemore (12 pontos e 08 rebotes), pelo Cerrado Basquete; o norte-americano Nate Barnes (21 pontos) e Adyel Borges (17 pontos, 05 rebotes e 10 assistências), em favor do CA Paulistano.

O CA Paulistano figura no sétimo lugar na classificação geral, com sete vitórias e cinco derrotas. O Cerrado Basquete é o 17 colocado, com uma vitória e dez derrotas.

O Basquete Unifacisa-PB suplantou ao Bauru Basket-SP, mesmo jogando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), por 76 a 68 (38 a 38 no primeiro tempo). O primeiro tempo foi equilibrado e terminou empatado, pois cada uma das equipes dominou um período com a mesma vantagem. Na volta do intervalo, a igualdade persistiu. O crescimento do representante paraibano se deu no quarto final, quando conseguiu o comando do placar e desgarrou um pouco para vencer fora de casa – 16 a 22 (primeiro quarto), 22 a 15 (segundo quarto), 18 a 18 (terceiro quarto) e 20 a 12 (quarto final).

Foto: Fernando Vieira Sá/Bauru Basket

Os destaques foram Gemerson Barbosa (17 pontos e 04 rebotes) e Alex Garcia (12 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pelo Bauru Basket; o norte-americano Trevor Gaskins (18 pontos e 06 assistências) e Antonio Jr (18 pontos e 04 rebotes), em favor do Basquete Unifacisa.

“Hoje, o Gaskins, armador da Unifacisa, desequilibrou a partida. 5/8 nos arremessos de longa distância, não tivemos respostas nem individuais e muito menos coletivas para isso. Precisamos recuperar rapidamente o dano causado por essa derrota na tabela de classificação, quando se ganha um título da forma como ganhamos, é natural uma comemoração, mas já passou, agora é NBB e vamos construir outra história. Cabe a nós direcionar se será uma boa história ou não”, completou o técnico do Bauru Basket, Jorge Guerra.

Com este resultado, o Basquete Unifacisa aparece no nono lugar, com cinco vitórias e seis derrotas. O Bauru Basket ocupa a oitava colocação, com cinco vitórias e cinco derrotas.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue nesta quinta-feira (15 de dezembro), com quatro partidas: EC Pinheiros x Basquete Unifacisa, às 19h, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); Cerrado Basquete x São Paulo FC, às 19h15, no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), BRB/Brasília x CA Paulistano, às 19h30, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), e Bauru Basket x Fortaleza/Basquete Cearense, às 20h30, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – todos no horário de Brasília (DF).