Primeiras renovações envolvem jovens atletas que contribuíram para levar a equipe aos objetivos propostos na temporada anterior

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O EC Pinheiros segue no processo de formação da equipe adulta priorizando a base os jovens atletas que levaram o clube ao tetracampeonato da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) e semifinal do Campeonato Paulista em 2021/2022. A primeira meta definida para a próxima temporada é o quinto título da LDB.

Empolgado com o desempenho da equipe na temporada anterior, o técnico David Pelosini enaltece as renovações para 2022/2023. “Com muito orgulho renovamos com Jonas Buffat e Maicon Douglas para a LDB de 2022. São atletas desenvolvidos no clube e demonstraram vontade de permanecer. Acreditamos que esse engajamento é a essência para que nosso projeto se torne bem-sucedido”.

Além da dupla sub-22, o EC Pinheiros renovou com o ala Rafael Munford e os pivôs Dikembe Silva e Lucas Cauê. “Munford é um jovem expoente do basquete, formado em nossas categorias de base, assim como Lucas e Dikembe. Ambos os pivôs tiveram excelente desempenho e também de imediato demonstraram o desejo de permanecer com a camisa azul e preta”, elogia o treinador pinheirense.

“Em contrapartida, outras pratas da casa nos deixaram, mas é natural, faz parte do processo de escolhas individuais. Quem sai, sempre deixa a porta aberta. Um clube formador com a magnitude do Pinheiros, precisa adotar postura do mesmo tamanho, o que me orgulha. A excelência com que competimos e desenvolvemos atletas é única no País. Acredito que a nova temporada nos brindará com frutos de um processo de longo prazo”, prevê Pelosini, com otimismo.

Foto: ECP/ Ricardo Bufolin

Motivado pela confiança conquistada junto ao treinador, o ala/armador Jonas Buffat comemora a renovação de contrato. “Sou muito grato por permanecer no Pinheiros. Gosto bastante desta casa. Tenho consciência da minha importância no projeto do David, na base e no adulto. A minha meta é sempre ser campeão, não apenas na LDB. Temos de ter ambição e acreditar. Quero evoluir individualmente e contribuir para que o time também evolua coletivamente”.

Buffat buscará seu terceiro título na LDB, o quinto para o Pinheiros campeão em 2015/2018/2019/2021. O campeonato sub-22 começará em julho e reunirá 23 equipes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O Campeonato Paulista iniciará em agosto. A mesma equipe disputará simultaneamente ambas as competições. De forma inédita, neste ano o EC Pinheiros será a sede da fase final da LDB.