Sesi Franca Basquete também inicia competição nacional com vitória

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prosseguiu nesta terça-feira (18 de outubro), com a realização de dois jogos. O EC Pinheiros e o Sesi Franca Basquete garantiram o resultado positivo.

O EC Pinheiros estreou derrotando o 123 Minas Tênis Clube, por 81 a 72 (40 a 36 no primeiro tempo), atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). A equipe mineira iniciou melhor a partida e comandou o quarto inicial, mas o time paulista se recuperou na sequência e ficou na frente nos três períodos seguintes, promovendo a virada para iniciar positivamente a competição nacional – 17 a 24 (primeiro quarto), 23 a 12 (segundo quarto), 17 a 16 (terceiro quarto) e 24 a 20

Foto: Ricardo Bufolin/ECP

(quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Rafael Munford (18 pontos e 04 rebotes), Felipe Ruivo (13 pontos e 15 assistências – double-double) e Jefferson William (13 pontos e 04 rebotes), pelo EC Pinheiros; os norte-americanos Novar Gadson (21 pontos e 05 rebotes) e Isaac Hamilton (21 pontos, 08 rebotes e 06 assistências), em favor do 123 Minas Tênis Clube.

“O trabalho coletivo que apresentamos na LDB e no Campeonato Paulista foi o que determinou a vitória na estreia. Temos um time sub-24 com um jogador de 39 anos (Jefferson). Não mudamos a estratégia de defesa em nenhum momento, com intensa aplicação tática o tempo todo. Foi o que nos fez ganhar o jogo”, afirma o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.

“Temos um time super jovem, mas que já demonstrou capacidade em várias situações adversas. Deixaram de ser meninos e estão se tornando homens, o que me faz acreditar que irmos mais longe do que no ano passado. Vencemos uma equipe que pode ser considerada um rival direto. Todos estão de parabéns”, complementa Jefferson William, ala/pivô do representante da capital.

“Acho que eles jogaram um pouco mais duro que a gente, conseguiram muitos rebotes de ataque. O Léo disse que eles iriam pressionar a bola para forçar erros. Acho que não tomamos cuidado da bola tão bem e foi isso que nos fez levar muitos pontos de contra-ataque e em oportunidades fáceis”, avalia Isaac Hamilton, lateral do 123 Minas Tênis Clube.

Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

O Sesi Franca Basquete também começou bem sua caminhada na competição nacional ao suplantar o CA Paulistano, por 83 a 62 (34 a 27 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), na cidade e Franca (SP). O time da capital paulista começou melhor e comandou o quarto inicial, mas a equipe francana se recuperou logo e ficou na frente nos dois períodos seguintes, conseguindo promover a virada e desgarrando no placar. Nos dez minutos finais, o Sesi Franca Basquete administrou bem a sua vantagem para iniciar positivamente o campeonato – 10 a 16 (primeiro quarto), 24 a 11 (segundo quarto), 28 a 14 (terceiro quarto) e 21 a 21 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Lucas Dias (20 pontos e 09 rebotes) e o norte-americano David Jackson (15 pontos e 03 rebotes), pelo Sesi Franca Basquete; Lucas Doria (14 pontos e 06 rebotes) e André Abreu (11 pontos e 06 rebotes), em favor do CA Paulistano.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue nesta quarta-feira (19 de outubro) com o duelo isolado entre Fortaleza/Basquete Cearense e BRB/Brasília, às 20h (de Brasília), no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE).