Competição será disputada no Brasil, tendo Brasília (DF) e Recife (PE) como sedes

Na contagem regressiva para o retorno ao Brasil após mais de 30 anos, a logomarca oficial da AmeriCup 2022 foi revelada na quinta-feira (10 de março), pela FIBA Américas. Colorida e divertida, a logomarca traz a cultura e elementos que marcam os brasileiros, além da importância do jogo. A última edição da competição continental no Brasil foi em 1984, e em 2022, Recife (PE) e Brasília (DF) vão receber as 12 melhores seleções das Américas entre os dias 02 a 11 de setembro.

O troféu do torneio é a principal característica do logotipo com linhas simples e uma mistura de tons quentes e frios também para representar as famosas Cataratas do Iguaçu. A base da silhueta do troféu mostra as ondas azuis das praias mundialmente famosas e as cores representam o festival mais famoso do Brasil, o Carnaval, juntamente com as cores nacionais do país.

O logotipo homenageia Beatriz Milhazes, artista modernista considerada uma das maiores do Brasil, reconhecida por destacar o princípio da colagem e por suas exposições nas mais importantes galerias do mundo.

“Estamos empolgados em alcançar este marco no caminho para a altamente FIBA AmeriCup 2022. Este logotipo é uma bela representação do evento e esperamos ver grandes ações de basquete no Brasil em setembro”, comentou o diretor executivo da FIBA Américas, Carlos Alves.

Jogam a AmeriCup: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia. As seleções, na fase inicial, serão divididas em três grupos com quatro integrantes em cada um deles. As duas melhores de cada, mais os dois melhores terceiros, avançam para as quartas de final, seguindo posteriormente para semifinal e final em jogo único. O sorteio dos grupos acontece ainda em março.

“Estamos trabalhando muito para fazer uma linda AmeriCup no Brasil. O país merece, o basquete brasileiro merece e os fãs merecem um evento inesquecível. Brasília e Recife terão grandes festas em setembro e a logomarca ficou linda, animada, divertida e para cima, a cara do Brasil”, finalizou o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr.