Início está agendado para o mês de março

Imagem: Divulgação/CBB

O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), terá dez equipes e começa no mês de março: Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro/Olympico-MG, EC Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana de Basquete-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.

“Estamos muito motivados. É um campeonato que veio para ficar. Sabemos que é um campeonato muito forte, com equipes que estão retornando para o esporte, o que é muito importante para a melhoria do basquete nacional. Estamos felizes por mais uma participação, vamos tentar fazer um campeonato digno, como fizemos no ano passado. Mas, com muita alegria, vamos desfrutar desse campeonato”, comentou Rinaldo Rodrigues, técnico e presidente da Liga Sorocabana.

“Pelo segundo ano consecutivo, estamos participando. Mantivemos nossa base e queremos conquistar metas maiores que no último ano. Queremos chegar entre os quatro e vamos trabalhar muito para isso”, acrescentou Daniel Leque, técnoco do Basquete Santos/BlueMed/Fupes.

Pelo novo formato de disputa, na fase inicial, as equipes jogarão dentro das suas conferências, com as quatro primeiras de cada uma delas se classificando para a série melhor-de-três do playoff – quartas de final, que ocorre com este cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os vencedores as quartas se garantem quadrangular final.

Uma das conferências será formada pelas seguintes equipes: Liga Sorocabana de Basquete, AZ Araraquara, Brusque, Blumenau e EC Vitória. Já a outra contará com: Basket Osasco, Basquete Santos/BlueMed/Fupes, Basquete Pinda, Praia Clube e Cruzeiro/Olympico.

Nas próximas semanas, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá divulgar os homenageados de 2023, assim como a tabela completa da competição e outras ações e detalhes do torneio, além do formato de transmissão dos jogos.

“Entramos com a pretensão de sermos campeões. Sabendo que é um campeonato muito equilibrado, difícil, com grandes times, mas pela nossa grandeza e o nosso retorno ao esporte, nossa expectativa é grande”, comentou Augusto Britto, coordenador do EC Vitória.

“A expectativa é a melhor possível, importante para a cidade, para esse novo projeto. Já montamos o grupo e estamos treinando. Estão todos empolgados e queremos levar o time ao lugar mais alto possível”, finalizou Wellington Santos (Nezinho), diretor e jogador da AZ Araraquara.