Liga Sorocabana de Basquete, AZ Araraquara, São José Basketball e Flamengo/Blumenau vencem a segunda e se qualificam ao Final Four

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022 foi disputada neste domingo (17 de abril), no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC). A Liga Sorocabana de Basquete, AZ Araraquara, São José Basketball e o anfitrião Flamengo/Blumenau se qualificaram pela via rápida, vencendo também o segundo confronto de suas respectivas séries.

Gui Santos foi o destaque do jogo / Foto: @diegomaranhaobr/CBB

A Liga Sorocabana de Basquete garantiu vaga na etapa decisiva ao vencer o Praia Clube/Gabarito, por 85 a 66 (47 a 25 no primeiro tempo). A equipe paulista esteve no comando do marcador ao longo do primeiro tempo e logo abriu vantagem, que foi muito bem administrada nos dois períodos finais – 20 a 15 (primeiro quarto), 27 a 10 (segundo quarto), 21 a 23 (terceiro quarto) e 17 a 18 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Gui Santos (22 pontos e 10 rebotes – double-double) e Leandro Moraes (22 pontos), pela equipe de Sorocaba; Patrick “Carioca” Vieira (17 pontos e 06 rebotes) e João Victor Mamedes (11 pontos e 06 rebotes), em favor do representante de Uberlândia.

“Classificação merecida, o time entrou com um ímpeto defensivo e ofensivo muito forte e conseguimos consolidar uma defesa forte, neutralizando os pontos fortes do time do Praia, que nos permitiu abrir a vantagem. Agora, é mudar a chave e seguir trabalhando forte para nossa sequência de jogos”, comentou o ala/armador Lucas Marciel, da Liga Sorocabana de Basquete.

AZ Araraquara cresceu no final e venceu a segunda / Foto: @diegomaranhaobr/CBB

A AZ Araraquara também se qualificou ao Final Four ao derrotar o Memorial/Fupes/Santos, por 78 a 66 (33 a 37 no primeiro tempo). O time santista mandou nos dois quartos iniciais, como vantagens pequenas e ficou na frente no primeiro tempo. A equipe araraquarense cresceu de produção nos dois períodos finais, assumindo o comando do marcador para vencer a segunda na série e se qualificar, com excelente performance no quarto final – 16 a 17 (primeiro quarto), 17 a 20 (segundo quarto), 19 a 16 (terceiro quarto) e 26 a 13 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Gustavo Ceccato (16 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Olintho “Dida” Silva (10 pontos e 04 rebotes), pela equipe santista; Maciel “Pajé” Santos (25 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e Lucas Vezaro (12 pontos e 03 rebotes), em favor do representante de Araraquara.

“Gostaria de parabenizar a equipe de Santos, pois foram dois jogos de muita qualidade e bem disputados. Em relação a AZ Araraquara, quero cumprimentar os nossos atletas e demonstrar o quão satisfeito estou com essa classificação. A equipe viveu momentos de superação ao longo do campeonato e agora não está sendo diferente, já que o time sentiu muita falta do Nezinho, que é o nosso líder e não pôde atuar por estar com dengue. Mas, a equipe teve tranquilidade, especialmente nos momentos mais difíceis e conseguiu imprimir uma defesa muito forte, revertendo uma vantagem de quase dez pontos”, analisou o técnico Fabio Apolinário, da AZ Araraquara.

“Quero cumprimentar também a nossa comissão técnica, diretoria, parceiros e patrocinadores, pois a somatória de esforços de todos foi muito importante. Estou feliz em dizer que Araraquara está em festa. Mas, ainda temos muita coisa pela frente. Vamos descansar e trabalhar forte para chegar bem preparado ao Final Four”, completou Apolinário.

O São José Basketball passou pelo Brusque/Aradefe/FME, por 97 a 78 (39 a 33 no primeiro tempo) e também se garantiu na etapa vindoura da competição. O time paulista foi melhor nos três quartos iniciais e abriu boa vantagem, que caiu um pouco no quarto período – 23 a 19 (primeiro quarto), 16 a 14 (segundo quarto), 39 a 20 (terceiro quarto) e 19 a 25 (quarto final).

Pecos fez mais um belo jogo / Foto: @diegomaranhaobr/CBB

Os destaques foram Alex Oliveira (18 pontos e 07 rebotes), Dimitri Sousa (17 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Arthur Pecos (17 pontos, 07 rebotes e 11 assistências – double-double), pela equipe paulista; Lucas Brito (22 pontos, 07 rebotes e 05 assistências) e Erick Camilo (22 pontos e 07 rebotes), em favor do time catarinense.

“Feliz com a vitória. Conquistamos mais um objetivo, que era a classificação. Agora descansar e pensar no Final Four”, relatou o armador Arthur Pecos, do São José Basketball.

Por fim, o anfitrião Flamengo/Blumenau bateu o Basket Osasco, por 61 a 49 (28 a 31 no primeiro tempo). O primeiro tempo foi liderado pelo time paulista, que ficou ligeiramente na frente ao vencer os dois quartos iniciais com vantagens não tão extensas. Já no segundo, a equipe catarinense cresceu de produção e conseguiu assumir o comando do marcador ao liderar os dois períodos finais – 15 a 16 (primeiro quarto), 13 a 15 (segundo quarto), 16 a 05 (terceiro quarto) e 17 a 13 (quarto final).

Emanuel Matias ajudou o time da casa com um double-double / Foto: @diegomaranhaobr/CBB

Os cestinhas foram Emanuel Matias (10 pontos e 11 rebotes – double-double), Gabriel Henrique (08 pontos e 08 rebotes) e Vithor Lersch (08 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; Paulinho Boracini (18 pontos) e Guilherme Magna (08 pontos), em favor do visitante.

“Sabíamos que seria uma série difícil, pois o Basket Osasco é um time de muita qualidade e viemos focados para tirar o que eles fazem bem e conseguimos. Agora é focar na Liga Sorocabana, que está jogando muito bem e sem dúvidas será uma grande semifinal”, comentou o pivô Andrezão Silva, do Flamengo/Blumenau.

Tabela

Sábado (16 de abril) – 1ª rodada
Praia Clube/Gabarito 67 x 79 Liga Sorocabana de Basquete
AZ Araraquara 72 x 61 Memorial/Fupes/Santos
São José Basketball 77 x 62 Brusque/Aradefe/FME
Flamengo/Blumenau 70 x 67 Basket Osasco

Domingo (17 de abril) – 2ª rodada
Liga Sorocabana de Basquete 85 x 66 Praia Clube/Gabarito
Memorial/Fupes/Santos 66 x 78 AZ Araraquara
Brusque/Aradefe/FME 78 x 97 São José Basketball
Basket Osasco 49 x 61 Flamengo/Blumenau

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizaram duas vitórias garantiram vaga no Final Four. Os confrontos da primeira rodada (semifinal), agendada para 05 de maio (sexta-feira), ficaram assim: AZ Araraquara x São José Basketball e Flamengo/Blumenau x Liga Sorocabana de Basquete.

Os dois vencedores da primeira rodada do Final Four (semifinal) decidem o título do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022, no dia 07 de maio (domingo).

O palco da disputa decisiva será o Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC), visto que o Flamengo/Blumenau foi o dono da melhor campanha até aqui.