Os finalistas são: EC Pinheiros, Paulistano/Corpe, São José Basketball, SC Corinthians Paulista, São Paulo FC, Bauru Basket, Praia Clube/Gabarito e Cerrado Aseel

Imagem: Divulgação

A segunda etapa foi completada, nesta terça-feira (30 de agosto). Com o fim da fase de classificação, os oito times que irão participar da fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento (LDB 2022) estão definidos: EC Pinheiros, Paulistano/CORPe, São José Basketball, SC Corinthians Paulista, São Paulo FC, Bauru Basket, Praia Clube/Gabarito e Cerrado Assel.

A jovem equipe francana mostrou o potencial do seu elenco e se despediu da LDB 2022 com uma grande vitória sobre o Coritiba Monsters. A partida começou muito favorável ao Franca, que ao final do segundo quarto abriu uma ligeira vantagem de cinco pontos, arrastando esse número até o final do jogo. O Coritiba chegou a ensaiar uma reação, mas sempre esbarrava na boa defesa francana. A partida terminou 76 a 67 para a equipe do interior paulista.

“Jogamos muito bem, com muita garrafa, com tem que ser em Franca. A equipe do Coritiba é muito atlética e muito forte, tem vantagem sobre uma equipe nova como a nossa. Soubemos usar nossas oportunidades”, afirmou Zu.

Entre os destaques francanos, estão Zu, que terminou com 22 pontos, sete rebotes e cinco assistências, Mini, com oito pontos, seis rebotes, cinco assistências e cinco roubos de bola e Du Klafke, com 10 pontos e 11 rebotes (double-double).

Pelo lado dos paranaenses, o grande destaque foi o pivô Gabriel, com 22 pontos e nove rebotes, Rafael, com oito pontos, cinco rebotes e cinco assistências, e Pyerri, com 13 pontos e 11 rebotes (double-double).

No duelo entre Basquete Cearense e Vasco da Gama/Tijuca, quem levou a melhor foi o Carcará (92 a 73). A forte e atlética equipe cearense utilizou muito bem do garrafão para conquistar a vitória, com 17 rebotes a mais que o adversário e quase 50% de aproveitamento dentro da área pintada.

“Estamos muito esperançosos. Hoje eu vim muito mais focado na partida, eu preciso entrar assim mais vezes, tenho treinado para isso. Preciso mostrar o meu basquete, mostrar o que eu sou capaz”, afirmou Vini Chagas, pivô da equipe.

O pivô Vini Chagas foi o grande destaque cearense, com 21 pontos e 11 rebotes (double-double), além de ter errado apenas dois arremessos durante toda a partida. Cravero, com 18 pontos, e Cristhyã, com 13 pontos, foram outros bons pontuadores da equipe. No Vasco, Euler, com 23 pontos e cinco roubos de bola, junto com 11 pontos e oito rebotes (double-double), foi o destaque.

A já classificada equipe do SC Corinthians Paulista entrou em quadra na intenção de garantir a segunda colocação do Grupo B, e assim o fez. Em uma grande partida contra o Caxias do Sul, os paulistas conquistaram uma vitória emocionante, pelo placar de 85 a 83. Esse duelo foi um dos mais acirrados desta etapa da LDB, com a chave da vitória sendo o jogo corintiano de dentro do garrafão.

Os destaques do dia no Timão foram Dalaqua, que terminou com 22 pontos, seis rebotes e 10 assistências (double-double), Jhonatan, que conseguiu oito pontos e 14 rebotes, Ludwig, com 25 pontos e Kauan Raymundo, que conseguiu 13 pontos e nove rebotes. No Caxias, Elias com 15 pontos, nove rebotes e nove assistências, assim como Gabrielzinho, que conseguiu 18 pontos, oito rebotes e sete assistências.

No quarto jogo do dia, EC União Corinthians e Rio Claro Basquete reservaram um duelo cheio de emoção para os seus fãs, com a decisão chegando na prorrogação. Após um duelo apertado, com ambas as equipes defendendo com maestria, a partida terminou empatada em 56 a 56 e foi ao tempo extra. Na prorrogação, o União Corinthians utilizou muito bem das infiltrações e foi muito inteligente nas suas decisões, chegando ao triunfo por 73 a 67.

“Sabia que tínhamos que fechar bem, mostrar que nosso time tem muito potencial, foi isso que pensamos o tempo inteiro. Nosso time é mais baixo, então hoje nos esforçamos muito na defesa, esses foi o nosso diferencial”, afirmou Gabriel Camargo.

Camargo conseguiu uma das suas melhores atuações na LDB 2022: 22 pontos, 14 rebotes, seis assistências e três roubos de bola (double-double). Lucas, com seis pontos e 12 rebotes também foi uma peça essencial.

Líder invicto do Grupo B, o Paulistano/Corpe fechou com chave de ouro a fase de classificação . A equipe paulista conseguiu uma grande vitória sobre os brasilienses, após um início extremamente disputado e com o Cerrado/Aseel inclusive liderando a pontuação da partida. A vitória do Tigre veio no segundo tempo, onde emendou uma defesa quase perfeita e abriu uma larga vantagem sobre os seus adversários. A partida terminou 77 a 60 para o time paulistano.

O grande destaque da noite vai para Adyel Borges, com 35 pontos, sete rebotes, três assistências e seis assistências. Henrique, com 16 pontos e quatro assistências, também apareceu bem. Pelo lado do Cerrado, Ruan, com 10 pontos e 15 rebotes (double-double), Barbosa, com 14 pontos, e Augusto, com 12 pontos e 10 rebotes (double-double), foram os grandes destaques.

Aos 45 minutos do segundo tempo, o Bauru Basket conquistou sua vaga para a fase final da LDB 2022 após vencer bem o Botafogo FR. Apesar de a equipe carioca contar com boas atuações individuais, o jogo coletivo e o trabalho de defesa bauruense foi essencial para a conquista da vitória. O Bauru utilizou muito bem dos contra-ataques, da marcação pressão e conseguiu abrir uma larga vantagem, que culminou na vitória por 81 a 59.

No Bauru, o grande destaque foi Guilherme, com 19 pontos, seis rebotes e cinco assistências, João, que conseguiu 13 pontos e 10 assistências (double-double). O destaque absoluto dos cariocas foi o pivô João César, que 17 pontos e 17 rebotes (double-double), aumentando ainda mais a sua média de rebotes que agora é a maior da história da LDB, além de anotar mais um duplo-duplo, o nono nessa edição.

A Fase Final da Liga de Desenvolvimento 2022 será disputada no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), de 26 de setembro a 1º de outubro.