EC Pinheiros, São José Basketball, São Paulo FC e Praia Clube/Gabarito seguem vivos na competição de aspirantes

Imagem: Divulgação

O último dia na sede do ginásio Azul (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), ou seja, do Grupo A, disputado no sábado (27 de agosto), foi decisivo para alguns times carimbarem sua vaga na Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022), enquanto outros deram adeus à competição. Dessa forma, os quatro classificados para a etapa decisiva, que será jogada de 26 de setembro a 1º de outubro, são: EC Pinheiros, São José Basketball, São Paulo FC e Praia Clube/Gabarito.

No duelo da parte de baixo da tabela, Unifacisa e Brasília se enfrentaram na última rodada da 2ª fase. O time de Campina Grande fez um bom jogo, se defendendo bem e com eficiência no ataque, o que deu ao time a vitória em três dos quatro períodos do jogo. Destaque para Ferreira, que saiu de quadra com um duplo-duplo. O camisa 4 fez 18 pontos e pegou 16 rebotes no jogo, que ajudaram o time do Nordeste a vencer pelo placar de 74 a 61.

O Brasília terminou sem nenhuma vitória, enquanto o Basquete Unifacisa conseguiu apenas uma. Dessa forma, os dois times dão adeus à competição.

O segundo confronto do dia foi de equilíbrio do início ao fim. O Mogi venceu os dois primeiros quartos do jogo, abrindo vantagem e sendo efetivo na partida (21 a 17 e 27 a 21), mas o Minas voltou do intervalo diferente. Tiago foi o destaque do time mineiro, com um double-double – 15 pontos e 10 rebotes – e foi uma peça crucial para a virada da sua equipe. O Minas reagiu no terceiro quarto, quando venceu por 25 a 18 e sacramentou a vitória no período final, por 27 a 10.

Apesar da vitória, por 90 a 75, o Minas não conseguiu a classificação, com uma campanha de cinco vitórias e cinco derrotas. O Mogi também não estará na fase final da LDB, com uma campanha de quatro vitórias e seis derrotas.

No terceiro confronto do dia, o São Paulo FC encarou o CR Flamengo e carimbou vaga na fase final da competição. O caminho para a vitória não foi dos mais fáceis, o time do Morumbi venceu o primeiro (24 a 12) e o terceiro quarto (22 a 13) do jogo, construindo uma vantagem sólida. O Flamengo fez um excelente último período de jogo, vencendo por 21 a 5, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. O destaque do jogo ficou com o pivô Maciel, pontuando 14 e pegando 10 rebotes (double-double). Com a vitória por 68 a 65, o Tricolor se afirmou entre os quatro melhores colocados do Grupo A e carimbou vaga na próxima fase, já o Flamengo deu adeus a competição, apesar das sete vitórias acumuladas.

“O grupo foi formado muito perto do início do campeonato, mas demos tudo que pudemos na primeira fase. Usamos essa janela para trabalharmos com muito comprometimento para encaixarmos o time e os meninos estão de parabéns, porque nossa segunda semana foi irretocável. Agora é chegar entre os quatro na fase final”, comentou Dinho, treinador do São Paulo FC.

O penúltimo compromisso do dia colocou Pato Basquete e Campo Mourão Basquete frente a frente e o que se viu foi uma partida controlada pelo time do Paraná. O Pato venceu todos os períodos do jogo, apesar de não abrir grande vantagem, e viu Afonso fazer mais um grande jogo. O pivô saiu de quadra com um duplo-duplo (18 pontos, 16 rebotes e 30 de eficiência) que ajudou ao time do Sul do país a conseguir a vitória, por 72 a 61. O Pato acumulou três vitórias e não conseguir avançar para a próxima fase, assim como o Campo Mourão.

No último duelo da noite, São José e Praia Clube proporcionaram um grande jogo. Apesar dos dois times entrarem em quadra praticamente assegurados na fase final, a disputa foi intensa do início ao fim. No primeiro quarto da partida, a equipe joseense saiu na frente, vencendo por 26 a 23, mas no segundo período, o time de Uberlândia descontou – 20 a 15.

A volta do intervalo seguiu em alto ritmo, com o Praia vencendo o terceiro quarto por 20 a 19. Alê teve uma excelente atuação, o armador do Praia foi o cestinha do duelo com 26 pontos, além de roubar 11 bolas (double-double). Com placar de 63 a 60 a favor do time mineiro, o duelo chegou ao último quarto e foi o momento do jogo em que o São José mostrou seu valor: Serjão marcou 19 pontos, enquanto Fidelis e Pedro, marcaram 16 cada um. Dessa forma, a equipe do interior paulista fechou o jogo em 78 a 74.