Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Memorial/Fupes/Bluemed/Santos se enfrentam pelo título da Divisão de Acesso paulista

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Final Four do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2022, a ‘Divisão de Acesso’, começou neste sábado (03 de dezembro), na Arena Santos, na cidade de Santos (SP), com vitórias do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Memorial/Fupes/Bluemed/Santos, que garantiram vaga na grande final.

No primeiro jogo, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí derrotou o FR/SEMELP Pindamonhangaba, no tempo extra, por 84 a 71 (68 a 68 no tempo normal e 33 a 28 no primeiro tempo). O jogo foi muito equilibrado, com os dois times lutando pelo resultado positivo e se alternando no comando do marcador ao longo do tempo normal. Com isso tudo igual. No prolongamento, valeu a maior experiência e a força do elenco do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, que conseguiu desgarrar para vencer – 19 a 19 (primeiro quarto), 09 a 14 (segundo quarto), 20 a 18 (terceiro quarto), 20 a 17 (quarto final) e 16 a 03 (prorrogação).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Darius Roy (25 pontos, 07 rebotes e 06 assistências) e Rafael Castellon (12 pontos), pelo Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí; Radamés Silva (18 pontos e 05 rebotes) e o cubano Darwin Valdes (16 pontos e 03 rebotes), em favor do FR/SEMELP Pindamonhangaba.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, contra uma equipe que joga junta há muito tempo e tem um sistema pré-determinado pelo seu treinador. E a partida foi digna de uma semifinal, decidida no tempo extra. Tivemos mais tranquilidade na prorrogação e convertemos bolas importante e o placar terminou até elástico para o que aconteceu no jogo”, comentou o técnico/jogador William Drudi, do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

“Final contra uma equipe que joga junta há algum tempo, que conta com jogadores renomados no cenário paulista e que foram bem no Campeonato Brasileiro. Então, tem tudo para ser uma grande final. Por isso, vamos entrar focados para tentar surpreender e sair com o título”, complementou Drudi.

Já no segundo, o anfitrião Memorial/Fupes/Bluemed/Santos superou o desfalcado América/UNIRP/SMEL Rio Preto, por 115 a 72 (51 a 28 no primeiro tempo). Foi jogo de um time só, com o representante santista comandando as ações do começo ao final, construindo assim uma vitória justa e merecida – 23 a 12 (primeiro quarto), 31 a 17 (segundo quarto), 28 a 18 (terceiro quarto) e 33 a 25 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Rafael Costa (26 pontos e 08 rebotes) e Rafael Santos (17 pontos e 06 rebotes), em favor do Memorial/Fupes/Bluemed/Santos; Jordan Souza (24 pontos e 04 rebotes) e Jonathan Maciel (15 pontos, 09 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do América/UNIRP/SMEL Rio Preto.

“Objetivo alcançado com a vaga na final, era o que queríamos e chegamos a este objetivo. Independente, do nosso adversário vir desfalcado, traçamos um plano de começar forte desde o início da partida, tirando o volume do Jonathan. Jogamos da forma certa, como almejávamos. Ou seja, propor o jogo e aos poucos ir abrindo o placar”, analisou o técnico Daniel Leque, do Memorial/Fupes/Bluemed/Santos.

“Agora é descansar e focar no time de Tatuí, que é um adversário muito forte, com elenco muito bom. Vamos estudar o adversário e tentar trazer o título para a cidade de Santos”, completou Leque.

Tabela

03 de dezembro (sábado)
FR/SEMELP Pindamonhangaba 71 x 84 Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Memorial/Fupes/Bluemed/Santos 115 x 72 América/UNIRP/SMEL Rio Preto

04 de dezembro (domingo)
15h30: FR/SEMELP Pindamonhangaba x América/UNIRP/SMEL Rio Preto (3º e 4º)
17h30: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Memorial/Fupes/Bluemed/Santos (final)
(*) No horário de Brasília (DF)