A primeira ‘janela’ do Grupo C foi bastante equilibrada

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O equilíbrio foi a marca da primeira ‘janela’ de partidas do Grupo C da Basketball Champions League Americas (BCLA 2023/2024), disputada no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro. O CR Flamengo, CA Boca Juniors (ARG) e a Hebraica Macabi (URU) terminaram a etapa empatados com uma vitória e uma derrota para cada. A partir desta quarta-feira (17 de janeiro), as três equipes se enfrentam em Montevidéu, no Uruguai, na segunda ‘janela’ de jogos da principal competição de clubes do continente.

Em casa, o Flamengo estreou na competição com uma emocionante vitória na prorrogação por 92 a 87 sobre o Hebraica Macabi. O ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini foi o destaque da partida, com 27 pontos, 10 rebotes e quatro bloqueios (double-double). Gui Deodato foi outro atleta que apareceu bem, com 21 pontos. Na partida seguinte, também disputada no Maracanãzinho, o Rubro-Negro foi superado pelo Boca por 80 a 62. Neste duelo, o cestinha da equipe foi Didi Louzada, com 16 pontos.

Antes da segunda janela da BCLA, o técnico do Flamengo, Gustavo de Conti, destacou o equilíbrio do Grupo C. “Eu vejo como o grupo mais equilibrado da Champions. São três equipes gigantes do basquete sul-americano, com bastante tradição e investimento. A disputa vai ser jogo a jogo até a última janela. O importante é que estamos muito bem preparados e iremos tentar executar para sair daqui melhor posicionados na tabela”, analisou o comandante.

O Mengão volta a entrar em quadra pela BCLA nesta quinta-feira (18 de janeiro), às 19h10 (de Brasília), diante do Boca Juniors, no Palacio Peñarol. Na sexta (19 de janeiro), é a vez dos cariocas enfrentarem os donos da casa, o Hebraica Macabi, no mesmo horário e local.

A grande novidade do Flamengo para o decorrer da competição foi a chegada do pivô Devon Scott. O norte-americano de 29 anos e 2m05 defendeu o Minas Tênis Clube na temporada 2019/2020, que foi interrompida pela pandemia. De volta ao basquete brasileiro, Scott já disputou quatro partidas pelo Rubro-Negro e está com médias de 10.3 pontos e 6 rebotes no NBB.

Outro reforço que o Flamengo terá nesta segunda janela é o ala/pivô Alexandre Olivinha. O veterano de 40 anos ficou dois meses afastado por causa de lesão e perdeu as partidas da primeira ‘janela’ da BCLA. O camisa 16 retornou às quadras no dia 08 de janeiro, na vitória sobre o CR Vasco da Gama, e já realizou três partidas desde então.

A terceira e última janela de jogos do Grupo C acontece de 10 a 12 de fevereiro, em Buenos Aires, na Argentina.