Sesi Franca Basquete e 123 Minas Tênis Clube também estarão em ação

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

As equipes brasileiras que disputam a Basketball Champions League Americas (BCLA), se preparam para a segunda ‘janela’ da Fase de Grupos da competição, que acontece entre os dias 13 e 18 de janeiro. CR Flamengo, Sesi Franca Basquete e 123 Minas Tênis Clube entram em quadra sonhando com resultados positivos que os deixem próximos da classificação para as quartas de final do torneio, que garante ao campeão, além do troféu, a chance de disputar o título intercontinental. Todas as partidas das três equipes terão transmissão ao vivo pela ESPN.

O primeiro brasileiro a jogar será o CR Flamengo, que nesta sexta-feira (13 de janeiro), às 19h, enfrenta o Peñarol, do Uruguai, no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca Tênis Clube), no Rio de Janeiro (RJ). No domingo (15 de janeiro), às 18h, o confronto será contra o Instituto de Córdoba, da Argentina, no mesmo local.

O time carioca lidera o Grupo C, à frente dos argentinos e dos uruguaios. Os três somam uma vitória e uma derrota cada, mas o CR Flamengo supera os adversários no saldo de cestas. Após uma primeira fase equilibrada, em que perdeu para o Instituto (89 a 81), mas derrotou o Peñarol por convincentes 94 a 67, o Rubro-Negro conta com o apoio da torcida para fechar os dois próximos compromissos com duas vitórias e abrir vantagem na chave.

Um dos mais experientes atletas do elenco Rubro-Negro e dono de diversas conquistas com a camisa do Flamengo, Olivinha ressalta a importância das duas partidas para as pretensões do time na Champions.

“Esses dois jogos que teremos dentro de casa serão de suma importância para o Flamengo. Estamos em primeiro no grupo e agora vamos atuar ao lado do nosso torcedor e vamos fazer de tudo para sair com duas vitórias e dar um grande passo para avançarmos na BCLA, que é o nosso principal objetivo. Essas duas partidas podem falar muita coisa sobre o nosso futuro na competição”, analisa o ala/pivô do CR Flamengo.

 

Foto: FIBA

 

Já o líder do Grupo D com duas vitórias, o Sesi Franca Basquete se prepara agora para dois desafios fora de casa. O primeiro será contra os chilenos do Universidad de Concepción, no sábado (14 de janeiro), em Buenos Aires, na Argentina às 20h. No dia seguinte, no mesmo horário e local, o confronto será contra os donos da casa, o Obras Sanitárias. Os argentinos ocupam o segundo lugar da chave, com uma vitória e uma derrota, enquanto os chilenos estão na última colocação, com duas derrotas em dois jogos.

O técnico Helinho Garcia afirma que Franca vai para os dois confrontos com confiança para conquistar duas vitórias e conseguir a classificação antecipada para as quartas de final.

“Tivemos dois grandes resultados na primeira fase, tanto contra o Universidad Concepcíon, como contra o Obras Sanitárias. Foram jogos no quais conseguimos impor o nosso ritmo e dominar as partidas nos momentos decisivos para conquistar as vitórias, mas sabemos do equilíbrio que existe entre as três equipes do grupo e todo cuidado é necessário. É preciso atenção naquilo que precisa ser feito dentro de quadra para que a gente possa, mesmo jogando fora de casa, buscar mais duas vitórias e consequentemente a classificação em primeiro lugar do grupo. Vamos todos muito motivados, confiantes e focados para esses dois jogos para que a gente possas buscar os dois resultados positivos. Claro, pensando jogo a jogo, mas sabendo que nós podemos voltar de lá com a classificação garantida”, analisa Helinho.

O último brasileiro a jogar na segunda janela da Fase de Grupos será o 123 Minas Tênis Clube. Em confronto pelo Grupo B, na segunda-feira (16 de janeiro), às 19h, a equipe comandada pelo técnico Leo Costa recebe em Belo Horizonte (MG) o Quinsa, da Argentina, buscando a reabilitação após jogar bem mas perder apertado para os rivais em dezembro: 95 a 93, em Montevidéu, no Uruguai. Na quarta-feira (18 de janeiro), às 19h e fechando esta etapa da competição, os mineiros enfrentarão os uruguaios do Biguá, buscando a segunda vitória sobre o adversário, derrotado por 93 a 75 no mês passado.

Mesmo reconhecendo que o Minas enfrenta dois adversários complicados na chave, o técnico Leo Costa afirma que time mineiro vai consciente e confiante atrás de dois resultados positivos que o deixariam próximo de avançar de fase na BCLA.

“Na minha opinião fizemos uma primeira etapa muito boa, com uma vitória sobre o Biguá, que é muito forte jogando em casa, e uma partida disputadíssima contra o Quinsa decidida nos últimos segundos. Não conseguimos as duas vitórias, mas acho que o time jogou em muito bom nível. Agora temos uma oportunidade muito grande nesta janela da Champions aqui em BH, podendo praticamente garantir a classificação para próxima fase com duas vitórias. Toda a nossa equipe está consciente dessa possibilidade e por isso vamos muito firmes para esses jogos, mesmo sabendo da dificuldade de enfrentar dois adversários fortíssimos.

A terceira e última etapa da fase de grupos da Basketball Champions League Americas (BCLA) acontecerá no início de fevereiro.