Disputa reunirá os selecionados sub-23 masculinos dos países participantes

Imagem: Divulgação

O Brasil irá participar da primeira edição do ‘Globl Jam Canadá 2022’, torneio sub-23 masculino, que será jogado em Toronto, no Canadá, entre os dias 05 e 10 de julho. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) foi convidada pela Canada Baskteball. Além da Seleção Brasileira, o torneio terá Estados Unidos, o anfitrião Canadá e a Itália.

Para essa competição, a direção do basquete masculino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) escolheu Tiago Splitter como técnico. Auxiliar da Seleção adulta e membro da comissão técnica do Brooklyn Nets, da NBA (liga profissional norte-americana), o ex-pivô terá sua primeira experiência como técnico principal e demonstrou sua expectativa para o torneio.

“É muito importante para essa garotada sub-23 ganhar essa experiência, essa oportunidade de enfrentar garotos que também estão em desenvolvimento como jogadores, na categoria adulta. Será um bom torneio para medirmos nossa força contra Estados Unidos, Canadá e Itália, grandes adversários. E para mim também é super importante comandar esse time, garotada nova, e conseguir um bom resultado. Seria excepcional para o basquete brasileiro”, disse Splitter.

O Globl Jam terá todas os selecionados se enfrentando na primeira fase, para definir as classificações. Depois, ocorre o Final Four (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). O Brasil estreia contra o Canadá, no dia 05 de julho (terça-feira). Depois enfrenta a Itália no dia 06 (quarta-feira), e fecha a primeira fase no dia 07 de julho (quinta-feira) contra os Estados Unidos.

Para Diego Jeleilate, diretor do naipe masculino da CBB, a participação do Brasil no Globl Jam é importante. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento para jovens atletas que têm passagem pela Seleção Brasileira, alguns deles já na Seleção adulta, mas que agora, na categoria sub-23, terão a responsabilidade ainda maior, de conduzir o Brasil em jogos do mais alto nível. E para o nosso planejamento, pensando no protagonismo deles ainda maior para o ciclo 2028/2032, todo o intercâmbio é fundamental, ainda mais diante de países como EUA, Canadá e Itália”, citou.

Técnico da Seleção Brasileira adulta, Gustavo De Conti explicou a formação da comissão técnica para a competição, que além de Splitter, terá Fernando José de Oliveira Pereira (Fernandinho), do CR Flamengo, como assistente, e Clóvis “Vita” Haddad, como preparador físico.

“O Globl Jam será um torneio de altíssimo nível e uma grande oportunidade para podermos observar nossos jovens, alguns já com passagem na Seleção principal e outros ainda em busca de espaço. Será um grande teste. E ter o Tiago Splitter, nosso auxiliar na Seleção principal, como técnico nesse torneio, será uma experiência muito positiva para os jogadores e também para ele, que já traz a bagagem da NBA como assistente e irá agregar demais a todos nesse nosso projeto de médio, longo prazo”, analisou De Conti.

A convocação da Seleção Brasileira para o ‘Globl Jam Canadá 2022‘ será anunciada nas próximas semanas, assim como mais detalhes da competição.

Tabela
05 de julho (terça-feira): Brasil x Canadá, às 22h
06 de julho (quarta-feira): Brasil x Itália, às 15h
07 de julho (quinta-feira): Brasil x Estados Unidos, às 15h
09 de julho (sábado): Final Four (semifinal), às 15h e 17h
10 de julho (domingo): Final, às 20h