Basquete Unifacisa leva vantagem no Clássico do Nordeste

O São Paulo FC-SP derrotou o BRB/Brasília-DF, nesta sexta-feira (10 de março), por 88 a 72 (55 a 40 no primeiro tempo), atuando no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), pelo returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023.

Um grande desempenho nos dois lados da quadra no segundo quarto foi determinante para o Tricolor garantir o resultado positivo, visto que nos demais períodos, os times se alternaram no comando do marcador, mas sem grandes diferenças – 24 a 29 (primeiro quarto), 31 a 11 (segundo quarto), 14 a 21 (terceiro quarto) e 19 a 11 (quarto final).

Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Os atletas mais efetivos foram os norte-americanos Malcolm Miller (20 pontos e 03 rebotes) e Corderro Bennett (17 pontos), pelo São Paulo FC; Douglas dos Santos (22 pontos e 08 rebotes) e Luiz “Gemadinha” Sacco (18 pontos, 04 rebotes e 05 assistências), em favor do BRB/Brasília.

Com este resultado, o São Paulo FC se mantém no terceiro lugar na classificação geral, com 21 vitórias e seis derrotas. Já o BRB/Brasília ocupa o 13º lugar, com sete vitórias e 19 derrotas.

O Basquete Unifacisa-PB bateu o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, no Clássico do Nordeste, disputado na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 80 a 69 (39 a 24 no primeiro tempo). O time paraibano se valeu do grande desempenho no segundo quarto, quando foi amplamente superior que o adversário nos dois lados da quadra para comandar o placar e desgarrar – 18 a 18 (primeiro quarto), 21 a 06 (segundo quarto), 20 a 22 (terceiro quarto) e 21 a 23 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram André Góes (15 pontos, 07 rebotes, 08 assistências e 03 boças recuperadas) e o argentino Sebastián Veja (14 pontos), pelo Basquete Unifacisa; os norte-americanos CJ Williams (17 pontos e 04 rebotes) e Dexter McClanahan (14 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

Foto: Gabriella Thayane/Unifacisa

“Nosso jogo fluiu bem, tivemos um grande momento durante o primeiro tempo o que nos assegurou uma boa vantagem, que acabou sendo fundamental no decorrer da partida. O Fortaleza voltou bem do intervalo, tentando uma reação, mas graças ao que construímos na primeira etapa, não cedemos a liderança. Vitória muito importante para nós, que conquistamos graças a um grande jogo coletivo, agora é aproveitar essa sequência de jogos em casa e tentar assegurar a melhor colocação para os playoffs”, comentou o ala/armador da Unifacisa, André Góes.

Na classificação geral, o Basquete Unifacisa aparece no 10º lugar, com 13 vitórias e 14 derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense está posicionado na 14ª colocação, com sete vitórias e 20 derrotas.

O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue neste sábado (11 de março), com três jogos: Caxias do Sul Basquete x Rio Claro Basquete, às 17h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS); EC Pinheiros x SC Corinthians Paulista, às 18h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); e Bauru Basket x Pato Basquete, ás 18h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).