Sábado, 12 de maio de 2018, um dia que ficará marcado na história da cidade de Mogi das Cruzes (SP). Com 40 pontos de Shamell e diante de um Hugo Ramos completamente lotado, o Mogi das Cruzes/Helbor venceu o CR Flamengo, por 89 a 72, fechou a série semifinal em 3 a 1 e conquistou a inédita vaga para a Final do NBB CAIXA.

O dono da festa certamente foi Shamell. Depois de fazer apenas seis pontos na derrota no Jogo 3, o camisa 24 do Mogi estava literalmente impossível e registrou inacreditáveis 40 pontos, com 6/9 nas bolas de 3 pontos (66,7% de aproveitamento), o recorde de sua carreira no NBB CAIXA, de toda a atual temporada e da história das semifinais do NBB CAIXA.

“Hoje vim com uma energia diferente. Antes do jogo falei com os meus ‘neguinhos’ (os filhos Shamell Jr. e Jordan), eles falaram para mim ‘papai, você vai ganhar, acreditamos nisso’. Aí vim com uma energia diferente. Tive energia durante o jogo inteiro, chamando a torcida o tempo inteiro e acho que isso fez a diferença”, disse Shamell.

Foram três participações do Mogi na semifinal do NBB CAIXA, nenhuma com êxito. Ainda por cima, por duas vezes a equipe viveu situação idêntica à atual, em foi para o Jogo 4 em casa podendo fechar a série para ir à final – uma delas contra o Flamengo, em 2015/2016. De quebra, no Campeonato Paulista 2017, os mogianos tiveram duas chances de fechar a semifinal contra o Paulistano no Hugão, mas falhou em ambas e acabou eliminado. Agora, o “fantasma do Jogo 4” foi devidamente exorcizado.

Classificado às Finais, o Mogi agora aguardará a definição da série semifinal entre Paulistano/Corpore e Sendi/Bauru Basket, empatados em 2 a 2, para conhecer seu adversário. O Jogo 05 entre essas duas equipes será nesta segunda-feira (14 de maio), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. A série melhor de cinco da decisão começará no sábado (19 de maio), às 14h00 (de Brasília), ao vivo pela Band e pelo SporTV.

“Não temos que ficar comparando com coisas que aconteceram antes, a não ser se fosse o mesmo time, mesmo técnico. Mas se eu pudesse resumir esse time em uma palavra só eu diria ‘comprometimento’. Todos os jogadores, diretoria, patrocinadores, comissão, todos são muito comprometidos com o time e com certeza isso fez total diferença para irmos à final”, declarou o técnico Guerrinha.

Mesmo diante da atuação antológica de Shamell, o Mogi contou com grandes contribuições do armador Larry Taylor, autor de 12 pontos, oito rebotes, seis assistências e quatro roubos de bola (22 de eficiência). Também com 12 pontos (5/7 nos arremessos de quadra), o “cachorro louco” mogiano Jimmy também foi peça importante, assim como o ala/pivô Fabrício, que saiu do banco e totalizou 11 pontos (3/5 nas bolas de 3).

Do outro lado, Anderson Varejão entrou em quadra determinado a estender a sobrevivência do Flamengo na temporada. Com 25 pontos, o pivô campeão da NBA registrou seu recorde de pontos no NBB CAIXA. O recorde antes era de 16 pontos, marca atingida pelo atleta ainda no segundo quarto da partida.

Com a eliminação do Flamengo, o ídolo Marcelinho Machado fez sua última partida como jogador profissional. O jogador havia anunciado que se aposentaria ao final da temporada e teve sua carreira encerrada na tarde deste sábado (12/05). Marcelinho se despediu do basquete aos 43 anos com cinco títulos do NBB CAIXA, uma da Liga das Américas e um da Copa Intercontinental. A equipe rubro-negra encerrou o NBB CAIXA na terceira colocação e garantiu vaga na Liga Sul-americana.

Marcelinho fez o último jogo de sua carreira de atleta profissional / Foto: Luiz Pires/LNB
Marcelinho fez o último jogo de sua carreira de atleta profissional / Foto: Luiz Pires/LNB