AZ Araraquara e Flamengo/Blumenau também obtêm êxito na quarta rodada da Conferência Jatyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí venceu o derby diante da Liga Sorocabana de Basquete, nesta terça-feira (22 de fevereiro), por 60 a 56 (35 a 25 no primeiro tempo), em jogo equilibrado, válido pela quarta rodada do turno da Conferência Jatyr Schall, na primeira fase do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, O duelo foi disputado no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC).

Este foi mais um jogo pautado pela defesa. Com esse panorama, o time de Tatuí, que segue com 100% de aproveitamento, foi melhor nos dois quartos iniciais e abriu vantagem. Isso foi importante, visto que a equipe sorocabana cresceu no segundo tempo e baixou a diferença, mas não conseguiu a aproximação necessária para tentar assumir o comando do marcador – 16 a 12 (primeiro quarto), 19 a 13 (segundo quarto), 09 a 13 (terceiro quarto) e 16 a 18 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Lourival Junior (13 pontos) e Felipe Taddei (12 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 02 bloqueios), pelo representante de Tatuí; Gui Santos (16 pontos e 02 rebotes) e Adler Ribeiro (14 pontos e 09 rebotes), em favor da agremiação de Sorocaba.

“Foi um grande jogo, que reuniu, em minha opinião, as duas melhores equipes defensivas da competição. Por isso, foi uma partida bem truncada. No final, demonstramos amadurecimento e confiança, pois chegamos até abrir dez pontos, mas tínhamos ciência da força do adversário. Enfim, conseguimos controlar a tentativa de recuperação para garantir essa grande vitória”, analisa o técnico William Drudi, do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

A AZ Araraquara também manteve a invencibilidade na competição ao derrotar o Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia, por 79 a 66 (39 a 49 no primeiro tempo). E não foi uma tarefa tranquila, pois a equipe paranaense comandou o jogo no primeiro tempo, vencendo os dois quartos iniciais e chegando a desgarrar. No segundo tempo, entretanto, o time paulista cresceu, com destaque para a bela performance nos dez minutos finais, que rendeu a virada no placar para vencer mais uma na competição – 18 a 26 (primeiro quarto), 21 a 23 (segundo quarto), 14 a 12 (terceiro quarto) e 26 a 05 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Lucas Vezaro (17 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas) e Nezinho (12 pontos e 04 rebotes), pela equipe de Araraquara; Matheus Silva (22 pontos e 03 rebotes) e Gabriel Soldi (15 pontos e 05 rebotes), em favor do time de Curitiba.

“Vitória na superação ao acreditar, mesmo estando horas atrás do placar. Conseguimos não perder o foco e logo em seguida encaixar o jogo. Vitória para criar casca na competição e ver que o nosso time consegue sair das adversidades que nos sãos colocados. Estão todos de parabéns. Agora, é virar a chavinha e já pensar no próximo compromisso”, comenta o ala/armador Nestor Neto, da AZ Araraquara.

Por fim, o Flamengo/Blumenau obteve o primeiro resultado positivo e a consequente reabilitação ao suplantar a ADRM/Maringá, por 71 a 33 (37 a 25 no primeiro tempo). Decidida a se recuperar no campeonato, a equipe catarinense comandou a partida do começo ao fim, construindo uma vitória importante e tranquila a cada período, com destaque para o bom desempenho defensivo – 18 a 13 (primeiro quarto), 19 a 12 (segundo quarto), 13 a 05 (terceiro quarto) e 21 a 03 (quarto final).

Os destaques foram Gabriel Henrique (16 pontos e 06 rebotes), Gui Bento (10 pontos e 04 bolas recuperadas) e Vinicius Gobbor (10 pontos e 03 assistências), pela equipe catarinense; Gustavo Paulino (09 pontos e 05 rebotes), Carlos Junior (05 pontos e 05 rebotes) e Thales Campos (05 pontos), em favor do representante paranaense.

“Jogamos no nosso ritmo e nos encontramos dentro de quadra. Importante para tirar um peso das costas e jogar com mais confiança e acreditar em nós. Feliz com a vitória, mas o mais importante, é estar feliz com a forma como jogamos”, relata o ala Jefferson Socas, do Flamengo/Blumenau.

A classificação de momento da Conferência Jatyr Schall é essa: 1º) Grupo BT/Clube de Campo Tatuí – 08 pontos (04 vitórias), 2º) AZ Araraquara – 06 pontos (03 vitórias), 3º) Brusque/FME/Aradefe – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota), 4º) Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia – 05 pontos (01 vitória e 03 derrotas), 5º) Liga Sorocabana de Basquete – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas) e Flamengo/Blumenau – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas) e 7º) ADRM/Maringá – 04 pontos (04 derrotas)

A competição tem sequencia nesta quarta-feira (23 de fevereiro), no mesmo local, com mais três partidas, válidas pela quinta rodada: Grupo BT/Clube de Campo Tatuí x AZ Araraquara (15h), Brusque/FME/Aradefe x Liga Sorocabana de Basquete (17h15) e Coritiba Monster/Thalia x Flamengo Blumenau (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).