As duas melhores equipes de cada Classificatória se qualificam para Fase Final

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A capital federal, Brasília (DF), recebe entre os dias 14 e 20 de setembro a Classificatória B do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base (CBI), no sub-19 masculino. Com o Cerrado Basquete como anfitrião, a disputa terá 11 equipes em busca de duas vagas para a Fase Final, que já conta com oito equipes pré-classificadas pelo ranking, mais dois times que virão da Classificatória A, que ocorre entre os dias 04 e 10 de setembro, com sede em Santa Cruz do Sul (RS).

Na Chave A estão Cerrado Basquete (DF), ASBAVI (RO), Basket Osasco (SP), LDPG Ponta Grossa (PR), Clube do Remo (PA) e Moveon Basket (DF). Já na Chave B estão BRB/Brasília (DF), AADB (PE), Botafogo FR (RJ), Elase/São José (SC) e Sociedade Hípica de Campinas (SP). Na primeira fase, as equipes jogam dentro dos grupos, com as duas melhores avançando para as semifinais. Os finalistas se garantem na fase final.

A classificatória A será definida antes, e terá os seguintes times: o anfitrião Esporte Clube União Corinthians (RS), Sogipa (RS), Grajaú Tênis Clube (RJ), Olympico Club (MG) e Desportivo Rio Grande (RN), na Chave A; Recreio da Juventude/Caxias do Sul Basquete (RS), Grêmio Náutico União (RS), Club Athletico Paulistano (SP), ABASFI Foz do Iguaçu (PR) e Aeroclube (RN), na Chave B.

O CR Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), EC Pinheiros (SP), Sport Recife (PE), SE Palmeiras (SP), Tijuca TC (RJ), Clube Esperia (SP) e a Sociedade Thalia (PR) estão classificados direto para a fase final, que também terá seu calendário divulgado em breve.

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), até o final da temporada, irão realizar CBI’s, nos naipes masculino e feminino, nas categorias sub-14, sub-16 e sub-19, além do sub-15, sub-18 e sub-23. No Basquete 3×3 também a disputa também ocorrerá nos dois naipes.