A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a NBA Basketball School vão caminhar juntas em prol do desenvolvimento do Basquete 3×3. As duas entidades fecharam parceria para a capacitação de gestores, treinadores, alunos e professores da modalidade, com conteúdo técnico, didático, apresentação do esporte e muito mais.

A intenção do projeto é levar para escolas, projetos esportivos e clubes todo o universo do Basquete 3×3, incluindo crianças e jovens que hoje estão no NBA Basketball School, com filiais espalhadas por todo o Brasil. Através da capacitação técnica, a ideia é trazer novos profissionais para a modalidade, além de ensinar o app “Eventmaker” da FIBA, ampliando e melhorando o número de eventos no país e também o Cadastro Nacional 3×3, que passará a contar com profissionais da NBS.

Os alunos terão a apresentação da modalidade, mostrando como o 3×3 é divertido, fácil de jogar e empolgante. Também será criado o Dia do Basquete 3×3, com incentivo para a realização de atividades relacionadas à modalidade por toda a rede NBA Basketball School.

A primeira iniciativa da parceria acontece já em maio. No dia 14, parte do Departamento de Basquete 3×3 da CBB irá promover junto ao NBS “Capacitação para Gestores e Treinadores”. A partir das 10h, Francisco Oliveira, gerente de Desenvolvimento do Basquete 3×3 da CBB, falará sobre “Um Olhar Específico da Modalidade 3×3 no Brasil e no Mundo”. Em seguida, Andréa Domingos irá abordar “Oportunidades para Realização de Eventos Homologados 3×3”. A partir das 13h30, será a vez do treinador da Seleção Brasileira masculina, Douglas Lorite, falar sobre “Desenvolvimento técnico 3×3, principais características e diferenças do 5×5”. Por fim, às 14h20, Fernanda Sá, da área de arbitragem do 3×3, vai falar das “Principais Regras do 3×3 e Aplicações”.

O NBA Basketball School tem 90 unidades, em 16 estados + o Distrito Federal, em 49 cidades, com mais de 6 mil alunos de seis a 18 anos e 250 professores. É um dos negócios da marca NBA com atuação global e tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo com crianças e jovens de todo Brasil. O programa visa a aplicação do método em clubes sociais e em escolas que tenham interesse em oferecer a modalidade para seus alunos como uma atividade extracurricular.