Restam duas rodadas para fechar a primeira fase

A dois jogos do fim da fase de classificação do Campeonato Catarinense Feminino 2023, ainda não se sabe qual será o Final Four da competição. Basquete Feminino Blumenau (1º) e Salesiano (2º) já são equipes garantidas, mas a ordem das outras duas classificadas só saberemos no sábado (21 de outubro) e na segunda (23 de outubro). Três equipes brigam por posição e duas ainda disputam uma das vagas restantes. O Basket São José já está garantido, enquanto AJBF Joinville e AJAB Jaraguá não têm vaga garantida. As partidas têm transmissão do Canal da FCB no Youtube com narração do Clube do Basquete Podcast.

No sábado (21), às 10h, a AJBF Joinville recebe a AJAB Jaraguá no Ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville. Já na segunda (23), às 19 horas, o Basket São José enfrenta o Salesiano Itajaí no Ginásio Rozendo Lima, em Florianópolis.

Foto: Victor Guião/Virtus

O Basquete Feminino Blumenau, atual pentacampeão da competição, já tem sua vaga garantida no Final Four. A equipe está invicta, com 8 vitórias. O Salesiano Itajaí também está classificado, com cinco vitórias e duas derrotas. Ainda resta um jogo para encerrar sua participação na primeira fase.

Cada equipe ainda tem um jogo a disputar. Basket São José já está classificado, mas depende dos resultados para saber se fica em terceiro ou quarto lugar. A AJBF Joinville só depende de si para ficar em terceiro, que é vencendo sua partida. Já a AJAB tem uma dura missão, pois precisa ganhar seu jogo por uma margem de pontos que compense o saldo no confronto direto (primeiro critério de desempate).

Para depender apenas de si, a AJAB tem que vencer por 24+ pontos, que foi a diferença da derrota para o Joinville no primeiro turno. Em caso de empate tríplice (AJAB e Salesiano vencerem), a AJAB precisa superar o saldo do próprio Joinville nos seis jogos entre as equipes na disputa. Hoje o Basket São José tem +9, AJBF +11 e AJAB -20.

O Campeonato Catarinense Feminino 2023 é uma realização da Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.