O Campeonato Brasileiro entrou na Era dos Anéis. Nesta segunda-feira (22 de março), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lança o Anel de Campeão do Campeonato Brasileiro Adulto, com Final Four marcado para a última semana de maio. O Campeonato Brasileiro – 2021 é o primeiro torneio profissional do país a aderir ao que já é tradição nos Estados Unidos. O modelo em aço escovado e com pedras decorativas leva a mensagem “Campeão Brasileiro”, a marca do Brasileirão, a logo da CBB e o ano de 2021. Os anéis serão numerados e entregues ao fim do Final Four para os campeões, acomodados em uma caixa especialmente feita para isso.

“A novidade dos anéis é mais uma forma que encontramos de valorizar o Brasileirão e também os jogadores, trazendo aos campeões uma lembrança que eles poderão guardar de forma especial, mas também exibir aos amigos, usando o anel em outras ocasiões, inclusive. E ficamos felizes por sermos a primeira competição no Brasil a trazer essa novidade que os americanos criaram e os brasileiros amam”, disse Alex Oliveira, coordenador técnico da competição.

O anel é completamente temático, feito especialmente para o Campeonato Brasileiro, em um processo de criação que durou dois meses até o produto final. “Até eu tive vontade de voltar a jogar para ter um anel desses. Como ex-atleta, imagino como ficam os jogadores vendo algo como isso, que valorize a entrega deles em quadra. Vira mesmo um objeto de desejo”, disse Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

 

Imagem: CBB

 

Ao todo, 12 equipes brigam pelo título do Brasileirão. Pela Conferência Gerson Victalino, Basket Osasco e Flamengo/Blumenau estão classificados para as quartas de final. Já Botafogo FR, Anápolis Vultures, Blackstar e Vila Nova/AEGB passarão pela repescagem.

Do outro lado, na Conferência Hélio Rubens, o NPGB/Ponta Grossa lidera após três rodadas. O restante e turno e o returno acontecem em Brusque (SC), a partir de 08 de abril, caso a cidade possa receber eventos esportivos. Completam a chave o União Corinthians, Londrina Basketball, ADRM/Maringá, Joinville Basquete e Brusque Basquete. Os dois primeiros vão para as quartas e os demais também jogam repescagem em busca de um lugar nas quartas.

O Campeonato Brasileiro respeita todos os protocolos de saúde estabelecidos, com testes PCR para jogadores e comissões técnicas, testes para staff de trabalho e árbitros, sem presença de público, com itens de higiene e sanitização, além de realização em sede fixa para evitar deslocamentos constantes.

Fonte: CBB