AZ Araraquara e Praia Clube/Gabarito também vencem na reta final da primeira fase

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Brusque/Aradefe-SC manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 ao derrotar o Basket Osasco-SP, neste domingo (30 de abril), por 72 a 62 (41 a 32 no primeiro tempo), em jogo válido pela rodada da primeira fase, disputado no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP).

O time paulista foi ligeiramente melhor no quarto inicial, mas o representante catarinense cresceu de produção nos dois períodos seguintes, assumindo o comando do placar e desgarrando. Nos dez minutos finais, a igualdade não modificou o panorama da partida – 19 a 20 (primeiro quarto), 22 a 12 (segundo quarto), 17 a 16 (terceiro quarto) e 14 a 14 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os atletas mais efetivos foram Paulinho Boracini (21 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Felipe Dalaqua (14 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), pelo Basket Osasco; Lucas Brito (19 pontos e 03 assistências) e Samuel “Pará” Santos (14 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas), em favor do Brusque/Aradefe.

“Extremamente gratificante falar de uma vitória, especialmente contra uma equipe bem qualificada como o Osasco Basket, que conta com grandes jogadores, como o Paulinho e o Dalaqua, além do emergente Camargo. O que preponderou para a nossa vitória foi a nossa defesa, mais uma vez, pois o Osasco vinha uma média alta de pontos e nós conseguimos reduzir. A diferença foi essa e o fator decisivo para o nosso êxito”, comentou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/Aradefe.

A AZ Araraquara-SP bateu o Blumenau Basquete-SC, por 85 a 68 (48 a 33 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), em Araraquara (SP). A equipe paulista foi melhor nos três períodos iniciais e desgarrou. Nos dez minutos finais, o time catarinense ficou na frente, mas sem alterar o desenho da partida – 29 a 18 (primeiro quarto), 19 a 15 (segundo quarto), 20 a 15 (terceiro quarto) e 17 a 20 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Gustavo Scaglia (20 pontos) e Wellington “Nezinho” Santos (13 pontos, 03 rebotes e 08 assistências), pela AZ Araraquara; Lucas Lima (14 pontos, 03 rebotes e 04 assistências) e Vinicius Gobor (13 pontos e 04 rebotes), em favor do Basquete Blumenau.

“Excelente vitória, conseguimos impor nosso ritmo defensivo desde o começo do jogo e, consequentemente, exploramos as melhores bolas no ataque. Agora é focar no próximo desafio e manter o mesmo ritmo”, comentou o ala/armador Gui Santos, da AZ Araraquara.

Por fim, o Praia Clube/Gabarito-MG superou o Basquete Santos-SP, no G-3 do Praia Clube, em Uberlândia (MG), por 86 a 63 (41 a 38 no primeiro tempo). O jogo foi movimentado, mas em quase todos os períodos a equipe mineira ficou na frente, o que deu a chance de desgarrar e vencer mais uma em casa na competição – 23 a 20 (primeiro quarto), 18 a 18 (segundo quarto), 24 a 10 (terceiro quarto) e 21 a 15 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os destaques foram Raffael Mencarini (25 pontos e 07 assistências) e Arthur Souza (17 pontos e 03 rebotes), pelo Praia Clube/Gabarito; Olintho “Dida” Silva (20 pontos e 06 rebotes) e Alef César (20 pontos e 04 rebotes), em favor do Basquete Santos.

“No início de nossa preparação, colocamos pequenas metas e hoje alcançamos mais uma delas. Planejamento era a classificação, depois uma posição que nos daria vantagem nos playoffs. Equipe entrou muito focada em conseguir a vitória e a segunda colocação na conferência. Tivemos um rendimento bom e com boa disciplina tática, meta atingida e partimos para a próxima com a mesma seriedade e trabalho duro. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.

Classificação

Conferência Chuí: 1º) Brusque/Aradefe-SC (07 vitórias), 2º) Basquete Blumenau-SC (05 vitórias e 03 derrotas), 3º) AZ Araraquara (04 vitórias e 03 derrotas), 4º) Basket Osasco-SP (03 vitórias e 05 derrotas) e 5º) EC Vitória-BA (08 derrotas).

Conferência Cadum: 1º) Cruzeiro Basquete-MG (06 vitórias e 01 derrota), 2º) Praia Clube/Gabarito-MG (06 vitórias e 02 derrotas), 3º) Basquete Santos-SP (04 vitórias e 03 derrotas), 4º) Liga Sorocabana de Basquete-SP (03 vitórias e 05 derrotas) e 5º) Basquete Pinda-SP (08 derrotas).

A primeira fase do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 será finalizado na terça-feira (02 de maio), com dois jogos: Cruzeiro Basquete x Basquete Santos, às 19h (de Brasília), no Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, em Itatiaiuçu (MG); AZ Araraquara x Brusque/Artadefe, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), em Araraquara (SP).

Quartas-de-final
Mesmo restando duas partidas para fechar a primeira fase, os confrontos da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final já estão definidos: Cruzeiro Basquete x Basket Osasco, Praia Clube/Gabarito x AZ Araraquara, Blumenau Basquete x Basquete Santos e Brusque/Aradefe x Liga Sorocabana de Basquete.