Duelo coloca em jogo o primeiro lugar do Grupo G e a vaga antecipada na próxima fase

O Brasil enfrenta a Espanha, nesta segunda-feira (28 de agosto), às 10h30 (de Brasília), na Arena Indonésia, em Jacarta, capital da Indonésia, na segunda rodada da fase inicial da FIBA World Cup 2023. O duelo terá transmissão ao vivo prela ESPN.

As duas nações venceram na estreia, por isso, quem ganhar este confronto garante uma vaga na próxima fase e fica próximo de confirmar o primeiro lugar do Grupo G. O Brasil derrotou o Irã (100 a 59), enquanto a Espanha bateu a Costa do Marfim (94 a 64) na primeira rodada.

“A Espanha é a atual campeã do mundo, um time muito forte, experiente e que chega como uma das favoritas no Mundial. Precisamos jogar com muita inteligência e manter nosso foco os 40 minutos para podermos ser competitivos e buscar a vitória”, analisou o técnico Gustavo De Conti, lembrando nomes como os irmãos Juancho e Willy Hernangomez, Sergio Llull, Víctor Claver e Rudy Fernandez, entre outros.

Foto: FIBA

Pelo Grupo H, cruzamento da chave de Brasil e Espanha na segunda fase, o Canadá e a Letônia já se garantiram na etapa seguinte, com duas vitórias para cada um. Os selecionados agora brigam na última rodada, na terça-feira (29 de agosto), pelo primeiro lugar do grupo. A França, uma das favoritas, e o Líbano já estão eliminados.

“Vamos para um jogo muito duro, contra um time muito equilibrado, mas estamos muito confiantes em nosso potencial e no que o time tem apresentado até aqui. Precisamos dessa vitória, respeitamos a Espanha, mas queremos a vitória”, completou o ala/pivô Bruno Caboclo.

Seleção Brasileira: 02. Yago Mateus, 06. Cristiano Felício, 08. Vitor Benite, 09. Marcelo Huertas, 10. Tim Soares, 11. Gui Santos, 14. Leonardo Meindl, 23. Felipe dos Anjos, 32. Georginho de Paula, 50. Bruno Caboclo e 99. Lucas Dias. Técnico Gustavo De Conti.

Tabela
26 de agosto (sábado): Brasil 100 x 59 Irã
28 de agosto (segunda-feira): Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto (quarta-feira): Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Horário de Brasília (DF)

Forma de disputa: na fase inicial o Brasil joga em seu grupo, em turno único, completando três partidas. Os dois melhores selecionados avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na etapa inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. No novo estágio, o conjunto nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Depois, ocorrem a fase semifinal e a grande final.