Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Brasil começou a FIBA Women’s AmeriCup – 2021 com tudo, derrotando de El Salvador, na sexta-feira (11 de junho), por 118 a 43 (55 a 18 no primeiro tempo), em duelo disputado no Coliseum Roberto Clemente, na cidade de San Juan, Porto Rico, pela primeira rodada do Grupo A.

Com a fragilidade do adversário fica impossível fazer qualquer análise. Com o controle da partida em todos os momentos, o Brasil teve a ala Thayná Silva como o seu principal nome, com 22 pontos e 13 rebotes e 04 assistências (double-double).

Outros nomes importantes do selecionado nacional foram Clarissa dos Santos, com 14 pontos e 03 rebotes, Tássia Carcavalli, com 13 pontos e 02 bolas recuperadas, e Kamilla Cardoso, com 16 pontos e 12 rebotes (double-double). Já pelo conjunto salvadorenho, Kimberly Villalobos anotou 11 pontos e apanhou 05 rebotes.

O técnico José Neto aproveitou o duelo para rodar todas as atletas e tirar o peso da estreia na competição que vale quatro vagas no Pré-Mundial. “Jogamos uma ótima partida, não só pelos números, mas jogamos como um time. Praticamos para jogar como um time e isso funcionou muito bem, nos dando uma excelente vitória. Essa situação aconteceu porque jogamos muito bem, com muito ritmo, com bastante pontos vindos do banco. Nosso time precisa jogar sempre assim, marcando, com defesa forte. O mais importante é que respeitamos o nosso oponente. Demos o nosso melhor”, comentou.

“Para mim foi uma experiência enorme, algo muito bom. Tive a responsabilidade de me colocar em quadra bem, as meninas me incentivando, a forma como foi jogado. A estreia foi maravilhosa para elas e para mim. Essa pontuação é por elas. E isso aconteceu por termos jogado como um grupo. Estou feliz pelo time e pela atuação de todas”, completou Thayná.

Os demais resultados da primeira rodada foram estes: Ilhas Virgens 60 x 72 Colômbia, República Dominicana 46 x 64 Argentina e Porto Rico 88 x 50 Venezuela.

A Seleção Brasileira volta à quadra neste sábado (12 de junho), às 16h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV2, para enfrentar a Colômbia.

De acordo com o regulamento, os quatro melhores avançam para as quartas-de-final. E os vencedores desta etapa vão para as semifinais e também garantem um lugar no Pré-Mundial, em fevereiro de 2022.