Disputa masculina ocorre em Tijuana, no México, enquanto a competição feminina acontece em Buenos Aires, na Argentina.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Brasil conheceu, na segunda-feira (16 de maio), os seus rivais na FIBA AmeriCup U18 2022, nos naipes feminino e masculino. Os sorteios aconteceram de forma online e, por coincidência, os dois selecionados nacionais terão os mesmos adversários na primeira fase: Argentina, México e Canadá. A disputa masculina acontece de 06 a 12 de junho, em Tijuana, no México, enquanto a competição feminina acontece de 13 a 19 de junho, em Buenos Aires, na Argentina.

Na FIBA AmeriCup U18 masculina, o Grupo B terá Estados Unidos, Equador, Porto Rico e República Dominicana. Já na feminina, o Grupo B contará com Estados Unidos, Porto Rico, El Salvador e Colômbia. Nos dois campeonatos, a primeira fase serve para apurar as classificações e apontar os cruzamentos olímpico, visto que todas as seleções avançam para as quartas-de-final.

Os quatro melhores da competição, ou seja, os semifinalistas garantem vaga no FIBA World Cup U19, que será jogada em 2023, tanto no naipe masculino, quanto no feminino.

As seleções foram convocadas na última semana e o conjunto masculino treinará no ginásio Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP), a partir do dia 21 de maio (sábado). Já a equipe feminina fará a sua preparação na cidade de Araraquara (SP), a partir do dia 03 de junho (sexta-feira).