O Botafogo FR conquistou o título inédito da Liga Sul-americana de Clubes – 2019 ao derrotar o SC Corinthians Paulista, nesta sexta-feira (13 de dezembro), por 74 a 70 (41 a 25 no primeiro tempo), em duelo eletrizante, disputado no ginásio Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), na cidade de São Paulo (SP). Com este resultado, a equipe carioca fechou a disputa decisiva com duas vitórias e uma derrota.

O jogo começou favorável ao representante carioca que, calcado nos rendimentos favoráveis de Cauê Borges e Du Sommer, especialmente no setor ofensivo, conseguiu abrir uma boa vantagem nos dois quartos iniciais – 21 a 12 (primeiro) e 20 a 13 (segundo).

Já nos dois quartos finais, a equipe paulista melhorou bastante a marcação, subindo a defesa e dificultando a saída de bola do adversário; isso surtiu o efeito esperado, já que o Corinthians brecou o ímpeto ofensivo e complicou a saída de bola do rival, fato este que rendeu algumas recuperações ou possibilitou a realização de contra-ataques. Na parte ofensiva, o norte-americano Kyle Fuller se destacou pelo Timão.

No final, valeu o bom rendimento do Fogão nos lances livres e alguns erros cometidos pelo Corinthians Paulista em momentos decisivos da partida, que foram bem aproveitados pelo time da estrela solitária – 17 a 19 (terceiro) e 16 a 26 (quarto).

Os destaques da partida foram Kyle Fuller (17 pontos e 02 rebotes) e o bahamense David Nesbitt (10 pontos e 09 rebotes), pelo time da casa; Cauê Borges (20 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Du Sommer (17 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.

Nos dois primeiros jogos os resultados foram estes: 88 a 74, em favor do SC Corinthians Paulista, no Rio de Janeiro (RJ), e 74 a 64, em favor do Botafogo FR-RJ, em São Paulo (SP).

O ala/armador Cauê Borges, do Botafogo FR, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da decisão.

Este foi o primeiro título do Botafogo FR na Liga Sul-americana.

Já o SC Corinthians Paulista contabiliza três vice-campeonatos (1996, 1997 e 2019). O primeiro deles foi na edição inicial da Liga Sul-americana, em 1996, quando perdeu para a série decisiva para argentino Olímpia de Venado Tuerto (2 a 0). No segundo jogo, no mesmo ginásio do Parque São Jorge, a torcida corintiana se irritou com a reação dos argentinos após a vitória e passou a atacar cadeiras na quadra, tentando acertar os atletas do Olímpia.

O basquete brasileiro detém 11 conquistas nesta competição, que não é a mesma coisa que o antigo Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões, que contava com formato de classificação e sistema de disputa diferentes, sendo disputado de 1946 até 2008.

Com mais uma grande atuação, Cauê Borges foi eleito o MVP / Foto: Divulgação/Consubasquet
Com mais uma grande atuação, Cauê Borges foi eleito o MVP / Foto: Divulgação/Consubasquet