O Basquete na Praça será retomado em quatro polos na cidade e no distrito do Frade a partir desta segunda-feira (26 de março). Além de revelar talentos, o projeto social realizado pela Associação Macaé de Basquete (AMB), permite que os alunos utilizem o horário de contra turno da escola para a prática esportiva, promovendo a inclusão social, o lazer e a saúde, mas, principalmente, colabora para a formação de cidadãos.

O projeto atendeu cerca de 250 crianças e adolescentes de toda a cidade com aulas gratuitas no ano passado. A iniciativa garantiu ao Macaé Basquete o Prêmio de Melhor Ação Continuada do NBB, graças aos trabalhos de cunho social que realiza, que incluem ainda o Basquete Sobre Rodas e as categorias de base. A premiação é um reconhecimento dado pela Liga Nacional de Basquete.

“Os projetos sociais e da base estão no DNA da nossa instituição e o reconhecimento por parte da LNB coroou todo esse trabalho. E ficamos muito orgulhosos quando vemos frutos desse trabalho, como o Matheuzinho que chegou ao time principal por meio do Basquete na Praça e hoje atua em grandes campeonatos pelo time principal”, disse o técnico Léo Costa.

Aluno do Basquete na Praça no ano de 2011, Matheuzinho iniciou no projeto por indicação de um amigo. E após duas peneiras, uma na categoria Infanto e outra na categoria Juvenil, passou a integrar a base do Macaé Basquete. O ala-armador também teve a chance de disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e o NBB pelo time. Hoje, além de fazer parte do elenco que disputa a Liga Ouro, é instrutor no basquete na Praça:

“Sinto-me muito bem em poder passar tudo que aprendi para os meninos da praça. Quando estou com eles é como se estivesse jogando. São momentos muito prazerosos”, conta o jogador.

O Macaé Basquete é patrocinado pela Unimed Costa do Sol, SAME, Cavaleiros Comunicação, Falck Safety, Alternativa Internet, ACIM, Ramada Plaza, Botica D’Rossi, Shop & Cia, HMC Energia Solar, American Insight, Adail Costa, Iris Mídia, Planet Cinemas, Garagem Centro de Artes, Vivendas da Lagoa e Maple Bear. Além disso, conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá, da EDF Norte Fluminense, Tênis Clube e das empresas parceiras do programa Somos Macaé Basquete.

Programação
As aulas do Basquete na Praça acontecem nos turnos da manhã e no período da tarde em todos os polos: Parque Aeroporto, Lagomar, Jardim Santo Antônio, Visconde e Frade. O cronograma está dividido da seguinte forma:

Praça do Aeroporto: segundas e quartas-feiras, das 08h00 às 11h00, e terças e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00
Lagomar: segundas-feiras, das 08h00 às 11h00; quartas-feiras, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00; sextas-feiras, das 14h00 às 16h00
Jardim Santo Antônio: segundas e sextas-feiras, das 08h00 às 11h00, e das 15h00 às 17h00
Visconde: terças e quintas-feiras, das 08h00 às 11h00, e das 14h00 às 17h00
Frade: segundas, terças e quintas-feiras, das 08h00 às 11h00 e das 16h00 às 19h00

Documentação
Para ser integrante, o aluno deve: preencher todos os formulários que lhe forem entregues e entregar os documentos solicitados, mais uma foto 3 x 4; apresentar um atestado médico indicando que o aluno (a) está apto (a) à prática de atividades físicas; apresentar xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno (a) e também do responsável; apresentar comprovante de matrícula do (a) aluno (a) em alguma instituição de ensino de Macaé

Foto: Arquivo Macaé Basquete
Foto: Arquivo Macaé Basquete