Em uma das melhores partidas desta temporada, Uninassau e Presidente Venceslau fizeram a temperatura ficar ainda mais quente no Recife (PE). As duas equipes ultrapassaram a marca dos 50% de aproveitamento geral e produziram um dos placares mais altos da LBF CAIXA. No final, vitória do time da casa por 86 a 83. Tassia foi a principal cestinha da vitória com 23 pontos, com cinco bolas de três convertidas, mas quem brilhou foi Macarena D’Urso, do Presidente Venceslau, que apesar da derrota, fez 32 pontos e atingiu a maior pontuação da temporada.

A vitória manteve o time pernambuco na cola dos líderes, na quarta posição, com seis vitórias em dez partidas – campanha similar ao do terceiro Basketball Santo André/APABA, que ainda fica na frente pelo confronto direto. O quinto revés seguido fez o time venceslauense cair para a oitava colocação, com apenas três vitórias em onze jogos. O time de Flavio Prado não vence desde 15 de fevereiro, quando bateu o Sampaio Basquete em casa.

Venceslau começou quente do perímetro, acertando as três primeiras bolas de três tentadas. Com 56,4% nos arremessos, a equipe paulista venceu o primeiro quarto por 22 a 21. O percentual da equipe baixou consideravelmente no segundo período, mas a partida seguiu parelha no placar – parcial 17×17 e Venceslau conseguiu sustentar a vantagem mínima para o descanso.

Na volta, a Uninassau voltou disposta a roubar a liderança. Chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas D’Urso seguia inspirada no perímetro e mantinha Venceslau por perto. Com a vitória pernambucana por um ponto, a partida foi para os dez minutos finais empatada.

E foi aí que o jogo pegou fogo de vez. Ou melhor, Tassia. Calibrada, a ala da Uninassau guardou o melhor para o final e foi responsável por 12 dos 27 pontos da equipe no quarto. Venceslau não vendeu a derrota fácil – ainda lutou com as bolas de três de Izabela e D’Urso, chegou a ficar um ponto atrás faltando 10 segundos, mas não foi capaz de virar no final.

Foi o primeiro jogo da temporada em que ambas as equipes chegaram na casa dos 80 pontos. As mãos estavam calibradíssimas: cinco jogadoras fecharam a partida com mais de 60% de aproveitamento. Izabela, de Venceslau teve impressionantes 86%, convertendo 5 de 6 bolas de três. Gabriela (73,1%), Agus Leiva (70,6%), Barbara (66,7%) e Tassia (60,5%) também estiveram em noite quente.

“Fiquei muito feliz com a nossa vitória. Mas ainda temos muito pra corrigir, e parar de termos erros bobos e sermos mais maduras em alguns momentos cruciais do jogo. Fico muito contente que estou conseguindo ajudar minha equipe, mas não deixando de ressaltar que sem um passe ou um corte luz bom às coisas não acontecem. Então o mérito vai para as meninas também”, disse a solidária Tassia, dividindo o mérito da boa fase com a equipe.

Equipes voltam à quadra neste domingo (25 de março). No Wilson Campos, a Uninassau recebe o Poty/BAX Catanduva, enquanto que o Presidente Venceslau encara o Sampaio Basquete, em São Luís (MA), no ginásio Costa Rodrigues.

Sampaio
Na reabertura do ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), sua nova casa para o resto da temporada, o Sampaio Basquete não tomou conhecimento do Poty/BAX Catanduva e venceu por 85 a 42, registrando sua maior vitória na temporada. Comandado pela norte-americana Briahanna Jackson, autora de 21 pontos, e por Tati Pacheco, que despejou outros 18, o time maranhense alcançou a sexta vitória seguida na temporada, firme na caça ao Vera Cruz Campinas e agora com 8 vitórias em 10 jogos. O revés também foi o mais duro para o Poty/BAX/Catanduva, que segue seu calvário na lanterna da competição – onze derrotas em onze jogos.

“Acho que a defesa tem sido a chave do nosso sucesso. Jogar bem defensivamente nos leva a cestas mais fáceis, e esse tem sido nosso foco nos últimos jogos”, disse Jackson, cestinha da partida.

Calibradas desde o início, Tati e Jackson foram responsáveis por quatro bolas de três no primeiro período, vencido pelo Sampaio por 17 a 8. O Poty/BAX Catanduva perdeu cedo sua principal pontuadora no campeonato – Julieta Ale saiu de quadra após oito minutos e zerada após choque com Jackson que atingiu o joelho da argentina.

Mantendo a eficiência, o Sampaio construiu a grande vantagem já no primeiro tempo, quando fechou em 44 a 19. Bem marcada, Natalia distribuiu 5 passes e recuperou três bolas, mas saiu de quadra com apenas dois pontos. A pivô Tati Castro foi a responsável pela ofensiva paulista, com 16 pontos em 50% de aproveitamento.

Sampaio manteve a partida controlada no segundo tempo, anotando as parciais 22×9 e 19×14 para fechar a vantagem em 43 pontos – a melhor do time e a segunda maior registrada na LBF CAIXA 2018, atrás apenas dos 52 pontos impostos pelo Vera Cruz Campinas sobre o São Bernardo/Brazolin/Unip no início do mês.

No domingo (25 de março), o Poty/BAX Catanduva enfrenta a Uninassau no ginásio Wilson Campos, no Recife, enquanto que o Presidente Venceslau encara o Sampaio Basquete em São Luís (MA), no ginásio Costa Rodrigues.

Sampaio usou bem o mando de quadra para vencer bem o Catanduva / Foto: Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete
Sampaio usou bem o mando de quadra para vencer bem o Catanduva / Foto: Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete