São 12 diferentes países representados nesta primeira edição

Foto: FIBA África
Foto: FIBA África

A Basketball Africa League (BAL) anunciou, no sábado (15 de fevereiro), as 12 equipes de 12 países africanos que disputarão a competição na temporada inaugural da liga, que começará no dia 13 de março (sexta-feira), na Arena de Dakar, em Dakar, Senegal. Os países representados e os times participantes são estes:

Argélia: Groupement Sportif des Pétroliers (GSP)
Angola: Clube Atlético Petroleos de Luanda (Petro de Luanda)
Camarões: Forces Armées et Police Basketball (FAP)
Egito: Zamalek
Madagascar: Gendarmerie Nationale Basketball Club (GNBC)
Mali: Association Sportive de la Police Nationale (AS Police)
Marrocos: Association Sportive de Salé (AS Salé)
Moçambique: Ferroviário de Maputo
Nigéria: Rivers Hoopers Basketball Club
Ruanda: Patriots Basketball Club
Senegal: Association Sportives des Douanes (AS Douanes)
Tunísia: Union Sportive Monastirienne

O anúncio foi feito pelo presidente da BAL, Amadou Gallo Fall, no almoço da NBA All-Star 2020, em Chicago (EUA), na presença de nomes importantes: Andreas Zagklis (secretário geral da FIBA); Michele Roberts (diretor executivo da NBPA); Martin E. Dempsey (general norte-americano); Adam Silver (comissário geral da NBA); Hamane Niang (presidente da FIBA); Anibal Manave (presidente da FIBA África e da BAL); Alphonse Bilé (diretor executivo da FIBA África), David Blitzer (sócio do Philadelphia 76ers); Wes Edens e Marc Lasry (proprietários do Milwaukee Bucks); Oliver Weisberg (dirigente do Brooklyn Nets); Mark Tatum (vive da NBA); Masai Ujiri (presidente do Toronto Raptors); Festus Ezeli (Nigéria), Mamadou N’Diaye (Senegal) e Olumide Oyedeji (Nigéria), ex-jogadores da NBA; Hamchétou Maïga-Ba (Mali), campeã da WNBA de 2005; Dikembe Mutombo (República Democrática do Congo), embaixador global da NBA; entre outros.

Imagem: FIBA África
Imagem: FIBA África

“Este é um momento histórico, pois recebemos as 12 equipes que participarão da nossa temporada inaugural”, disse o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall. “Essas equipes ganharam a oportunidade de representar seus respectivos países e estabelecerão o BAL como um produto de classe mundial que diverte fãs de todas as idades quando a temporada chegar em 13 de março”, complementou.

Os campeões de ligas nacionais em seis países – Angola, Egito, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia – tiveram representação garantida na temporada inaugural da BAL. As seis equipes restantes, provenientes da Argélia, Camarões, Madagascar, Mali, Moçambique e Ruanda, garantiram sua participação através de torneios de qualificação, realizados pela FIBA África em todo o continente, no final de 2019.

A temporada regular inaugural da BAL será realizada no Cairo (Egito), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Monastir (Tunísia) e Salé (Marrocos). Kigali (Ruanda) sediará os primeiros Playoffs e Finais.

O BAL estreará com 12 equipes de clubes divididos em duas conferências, com cada uma sendo disputada três cidades. Cada equipe jogará cinco jogos na temporada regular, enfrentando todos os times de sua conferência uma única vez. As quatro principais de cada conferência se qualificarão para os playoffs de eliminação única em Kigali, Ruanda. Os detalhes adicionais sobre o Basketball Africa League serão anunciados nas próximas semanas.