Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Brusque/FME/Aradefe também vencem na segunda rodada do returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A AZ Araraquara conseguiu a recuperação no returno da Conferência Jatyr Schall, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete, nesta quarta-feira (16 de março), de virada, por 64 a 60 (24 a 33 no primeiro tempo), em duelo bastante disputado, realizado no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC).

E, foi um jogo de recuperação, pois cada uma das equipes dominou um período e o representante sorocabano foi melhor nos quartos iniciais, chegando a desgarrar no placar. Nos dois quartos finais foi a vez do representante de Araraquara crescer e conseguir a recuperação para vencer e seguir ponteando isoladamente a competição – 10 a 19 (primeiro quarto), 14 a 14 (segundo quarto), 19 a 15 (terceiro quarto) e 21 a 12 (quarto final).

Os destaques foram Gustavo Scaglia (18 pontos) e Nezinho (16 pontos e 04 rebotes), pelo time da Araraquara; Lucas Marciel (19 pontos e 04 rebotes) e Adler Ribeiro (11 pontos), em favor da equipe de Sorocaba.

“Esta foi uma vitória importantíssima, visto que não fizemos um bom jogo diante do Flamengo/Blumenau na rodada passada e hoje começamos muito mal, mas ainda assim, a equipe atuou com muita vontade para buscar o jogo no final. Isso foi superimportante, mas o sinal de alerta está ligado para que não cometamos os mesmos erros nos próximos compromissos”, analisou o experiente armador Nezinho, da AZ Araraquara.

“Nossa equipe soube se manter no jogo, mesmo atrás grande parte do jogo, nós estávamos concentrados no que deveríamos fazer e soubemos fechar bem o jogo”, acrescentou o lateral Gustavo Scaglia, também do time de Araraquara.

O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí também conseguiu a recuperação ao derrotar ADRM/Maringá, por 65 a 53 (22 a 33 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Multiuso, na cidade de Brusque (SC). Cada equipe comandou um tempo: o representante paranaense foi melhor nos dois quartos iniciais, mas a agremiação paulista reagiu nos dois finais e conseguiu assumir o comando do marcador para voltar a vencer no campeonato – 11 a 12 (primeiro quarto), 11 a 21 (segundo quarto), 23 a 12 (terceiro quarto) e 20 a 08 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram William Drudi (17 pontos, 10 rebotes e 04 assistências – double-double) e Felipe Taddei (12 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time paulista; Weverton “Borra” Holanda (18 pontos e 05 rebotes) e Mateus Diniz (12 pontos e 07 rebotes), em favor da equipe paranaense.

“Já esperávamos um jogo bem complicado, como foi no primeiro turno, quando vencemos na última bola, através de um arremesso de três pontos. Não começamos bem, mas ao longo do jogo fizemos que com que o nosso ataque fluísse melhor, com a defesa se mantendo bem consistente. Essa vitória nos mantém na briga pela classificação à próxima fase”, comentou o técnico/jogador William Drudi, do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

Por fim, o Brusque/FME/Aradefe manteve o bom momento ao derrotar o Coritiba Monters/Grupo Barigui, por 57 a 41 (27 a 18 no primeiro tempo), também atuando na Arena Multiuso. A equipe catarinense aproveitou-se do início ruim do time paranaense para assumir o comando do marcador e desgarrar e fechar o primeiro tempo em vantagem. No terceiro quarto, o Coritiba Monters/Grupo Barigui foi ligeiramente melhor, mas o Brusque/FME/Aradefe voltou ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais para confirmar o resultado positivo – 13 a 06 (primeiro quarto), 14 a 12 (segundo quarto), 13 a 14 (terceiro quarto) e 17 a 09 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Luquinha Moreira (11 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Matheus Bernardo (10 pontos), pelo time catarinense; João Camargo (08 pontos e 03 rebotes), Felipe Henrique (06 pontos e 04 rebotes) e Aieser Pereira (06 pontos e 04 rebotes), em favor da equipe paranaense.

“Na próxima rodada teremos um grande teste, enfrentando uma equipe muito qualificada, que conta com jogadores experientes e tarimbados, com passado de grandes conquistas. Será o nosso teste definitivo, demonstrando o que podemos almejar dentro da competição. Esta foi uma boa vitória, o time soube sofrer em alguns momentos, mas na maioria controlamos o jogo e mandamos no placar”, analisou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/FME/Aradefe.

A classificação de momento da Conferência Jatyr Schall está assim:

1º) AZ Araraquara – 15 pontos (07 vitórias e 01 derrota)
2º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí – 14 pontos (06 vitórias e 02 derrotas)
3º) Flamengo/Blumenau – 12 pontos (05 vitórias e 02 derrotas)
4º) Brusque/FME/Aradefe – 12 pontos (04 vitórias e 04 derrotas)
5º) Liga Sorocabana de Basquete – 10 pontos (03 vitórias e 04 derrotas)
6º) Coritiba Monters/Grupo Barigui – 09 pontos (01 vitória e 07 derrotas)
7º) ADRM/Maringá – 09 pontos (01 vitória e 07 derrotas)

A terceira rodada do returno será jogada nesta quinta-feira (17 de março), com esses duelos: Coritiba Monters/Grupo Barigui x ADRM/Maringá, às 17h, na Arena Multiuso; Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Brusque/FME/Aradefe, às 19h15, no ginásio Galegão; e Liga Sorocabana de Basquete x Flamengo/Blumenau, às 19h30, na Arena Multiuso – todos no horário de Brasília (DF).