Liga Sorocabana de Basquete e Flamengo/Blumenau também vencem na jornada da Conferência Jatyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A AZ Araraquara se tornou a única equipe com 100% de aproveitamento na Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, ao derrotar o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, nesta quarta-feira (23 de fevereiro), por 71 a 60 (32 a 29 no primeiro tempo), em jogo válido pela quarta rodada do turno, disputado no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC).

Como tem sido habitual nesta competição, esta foi mais uma partida truncada, com as defesas bem combativas, atrapalhando os ataques. Desta forma, nenhum dos dois times conseguiu desgarrar. No primeiro tempo, a equipe de Tatuí foi melhor no quarto inicial, mas o representante de Araraquara reagiu prontamente no segundo e assumiu o comando do marcador – 16 a 18 (primeiro quarto) e 16 a 11 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o jogo seguiu equilibrado, mas ainda assim com a equipe de Araraquara ligeiramente na frente. Já o último período foi eletrizante, com as duas equipes lutando pelo resultado positivo e se alternando no comando do marcador. No final, a AZ Araraquara conseguiu um melhor rendimento e desgarrou um pouco para vencer e seguir com 100% de aproveitamento – 16 a 15 (terceiro quarto) e 23 a 16 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Nezinho (13 pontos e 06 assistências) e Maciel “Pajé” Santos (10 pontos e 08 rebotes), pela equipe de Araraquara; Felipe Taddei (19 pontos e 05 rebotes) e Rafael Castellón (17 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), pelo time de Tatuí.

“Uma baita vitória, mesmo que a nossa equipe não tenha apresentado um bom basquete, soubemos levar a partida e soubemos fechar o jogo com um resultado positivo extremamente importante, mantendo a invencibilidade. O time vem ganhando corpo e se encontrando. Creio que daqui três ou quatro jogos alguns erros que estamos cometendo não devem mais acontecer, nos tornando muito mais fortes”, comentou o experiente Nezinho, da AZ Araraquara.

“Vejo a equipe em crescente evolução e isso tem me deixado bastante feliz, pois estamos ganhando um jogador a cada partida e nos fortalecendo cada vez mais”, completou o experiente armador, que detém muitos títulos em seu currículo.

A Liga Sorocabana de Basquete conseguiu a recuperação ao superar o Brusque/FME/Aradefe, por 62 a 57 (28 a 30 no primeiro tempo), em mais jogo acirrado e truncado. Diferente os últimos compromissos, o time paulista começou melhor e levou vantagem no quarto inicial, mas a equipe catarinense reagiu no segundo e ficou ligeiramente na frente no primeiro tempo. No segundo tempo, valeu a instrução dada pelo técnico Rinaldo Rodrigues, já que a Liga Sorocabana voltou ao seu melhor ritmo e ficou na frente nos dois períodos finais para vencer e se recuperar – 19 a 16 (primeiro quarto), 09 a 14 (segundo quarto), 13 a 10 (terceiro quarto) e 21 a 17 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Lucas Brito (15 pontos e 03 assistências) e Durval Alves (08 pontos, 07 rebotes e 02 bloqueios), pela equipe catarinense; Gui Santos (14 pontos, 09 rebotes e 05 assistências) e o norte-americano Byron Hawkins II (14 pontos e 04 assistências), em favor do time paulista.

“Foi uma vitória importante, pois o time precisava dar uma resposta rápida pela derrota na rodada anterior. É importante para a sequência do campeonato. Agora, foco nas próximas batalhas”, relatou o ala/armador Lucas Maciel, da Liga Sorocabana de Basquete.

E, complementando a jornada, o Flamengo/Blumenau bateu a Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia, por 69 a 44 (30 a 21 no primeiro tempo). O time catarinense comandou o jogo em quase todos os quartos e chegou ao resultado positivo de forma convincente, fazendo a sua diferença crescer a cada período – 16 a 07 (primeiro quarto), 14 a 14 (segundo quarto), 21 a 09 (terceiro quarto) e 18 a 14 (quarto final)

Os destaques do jogo foram Gabriel Henrique (26 pontos e 05 rebotes), Lucas Lima pelo representante catarinense; Gustavo Paulino (07 pontos, e 05 rebotes), Mateus Diniz (05 pontos), Carlos Junior (05 pontos e 05 rebotes) e Thales Campos (05 pontos), em favor da equipe paranaense.

“Após as duras derrotas no início, buscamos conversar e encontrar uma maneira da nossa equipe jogar mais leve, mais solta e creio que conseguimos entrar nos trilhos. Agora, é focar para buscar melhora a cada jogo”, comentou o pivô Andrezão Silva, do Flamengo/Blumenau.

A classificação atual da Conferência Jatyr Schall é a seguinte: 1º) Grupo BT/Clube de Campo Tatuí – 09 pontos (04 vitórias e 01 derrota), 2º) AZ Araraquara – 08 pontos (04 vitórias), 3º) Liga Sorocabana de Basquete, Brusque/FME/Aradefe e Flamengo/Blumenau – 06 pontos (02 vitória e 02 derrotas), 6º) Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia – 06 pontos (01 vitória e 04 derrotas) e 7º) ADRM/Maringá – 04 pontos (04 derrotas)

A quinta e penúltima rodada do turno da Conferência Jatyr Schall acontece nesta quinta-feira (24 de fevereiro), no mesmo local, com esses jogos: Liga Sorocabana de Basquete x Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia (15h), AZ Araraquara x ADRM Maringá (17h15) e Flamengo/Blumenau x Brusque/FME/Aradefe (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).