Flamengo/Blumenau embala e ADM/Maringá vence a primeira no fechamento do turno da Conferência Jatyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A AZ Araraquara fechou o turno da Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, com mais uma vitória, confirmado o primeiro lugar isolado na classificação geral. O time comandado pelo técnico Fabio Apolinário derrotou o Brusque/FME/Aradefe, nesta sexta-feira (25 de fevereiro), por 87 a 50 (51 a 30 no primeiro tempo), em jogo válido pela última rodada, disputado o ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC).

Embalado e crescendo, o time paulista comandou o jogo do começo ao fim, impondo seu ritmo, com o maestro Nezinho ditando o ritmo, e fazendo a diferença crescer a cada período para garantir um resultado importante, sem sobressaltos – 30 a 16 (primeiro quarto), 21 a 14 (segundo quarto), 20 a 09 (terceiro quarto) e 16 a 11 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Lucas Brito (10 pontos) e Gabriel Assunção (09 pontos e 04 rebotes), pelo time catarinense; Lucas Vezaro (18 pontos e 05 rebotes) e Jackson Almeida (15 pontos e 05 rebotes), em favor da equipe paulista.

“Estou muito satisfeito com o desempenho da equipe, oscilamos muitos bons e maus momentos nesse primeiro turno, o que é normal por ser os primeiros jogos e o primeiro campeonato, mas a equipe foi se encaixando e moldando ao longo da competição. Acredito que o comando do Nezinho em quadra foi uma coisa fantástica e a qualidade que ele deu ao campeonato foi muito grande. Estou no basquete há muitos e anos e olhamos as equipes adversárias e suas preparações eram feitas graças a eles”, relatou o técnico Fábio Apolinário, da AZ Araraquara.

“Por isso, me sinto privilegiado em dirigi-lo, que é um atleta e um ser humano exemplar, além de ser meu amigo de infância. E ele comandou a equipe com maestria. Agora, é voltar para casa com os pés no chão e tranquilidade, seguindo trabalhando firme para que no returno possamos manter esse nível de competitividade”, complementou o comandante do time de Araraquara.

A ADM/Maringá alcançou o primeiro resultado positivo no campeonato ao suplantar a Liga Sorocabana de Basquete, em duelo extremamente disputado, por 54 a 53 (25 a 25 no primeiro tempo). Foi mais um jogo truncado e equilibrado, com os dois times se alternando no comando do placar. A equipe paranaense, no entanto, conseguiu uma vantagem mínima quando esteve na frente e venceu – 17 a 06 (primeiro quarto), 08 a 19 (segundo quarto), 17 a 13 (terceiro quarto) e 12 a 15 (quarto final).

Os principais nomes foram Jamison Junior (13 pontos e 03 rebotes), Gustavo Paulino (09 pontos e 04 rebotes) e José Carlos Junior (09 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), pelo time paranaense; Gui Santos (27 pontos, 07 rebotes e 04 assistências) e Adler Ribeiro (10 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe paulista.

“A nossa equipe nunca desistiu e olhamos sempre para frente todos os dias. Tivemos união, superação e confiança no trabalho para vencer a primeira”, relatou o técnico Jamison Silva, da ADM/Maringá.

Complementando o primeiro turno, o Flamengo/Blumenau passou com extrema tranquilidade sobre o Grupo BT/Clube de Campo Tatuí, por inapeláveis 109 a 48 (47 a 19 no primeiro tempo). Foi o jogo de um time só, pois a equipe paulista nada fez, enquanto o representante catarinense produziu bastante nos dois lados da quadra e abriu a larga vantagem para vencer sem sustos e merecidamente – 28 a 10 (primeiro quarto), 19 a 09 (segundo quarto), 27 a 13 (terceiro quarto) e 35 a 16 (quarto final).

Os destaques foram Emanuel Matias (20 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 04 bloqueios) e Gabriel Henrique (15 pontos e 04 assistências), em favor do time catarinense; Diego Dias (09 pontos e 10 rebotes), William Drudi (08 pontos e 04 rebotes) e Lourival Junior (08 pontos e 03 assistências), pela equipe paulista.

“Uma vitória muito importante, o Tatuí é uma grande equipe e um confronto direto na tabela de classificação. Nossa equipe jogou de forma consistente o jogo todo.
Nossa defesa foi intensa e inteligente, tirando os jogadores de Tatuí da posição que gostam de jogar e de suas principais características. Crescemos durante a fase, principalmente no jogo coletivo e no nosso aproveitamento. Temos muito pela frente, a competição é muito dura e competitiva, temos um caminho longo pela frente que exigirá muito trabalho e comprometimento de todos para buscarmos jogo a jogo as vitórias e a classificação para a próxima fase”, analisou o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.

A classificação final do turno da Conferência Jatyr Schall é a seguinte:

1º) AZ Araraquara – 12 pontos (06 vitórias)
2º) Flamengo/Blumenau – 10 pontos (04 vitórias e 02 derrotas)
3º) Grupo BT/Clube de Campo Tatuí – 10 pontos (04 vitórias e 02 derrotas)
4º) Liga Sorocabana de Basquete – 09 pontos (03 vitórias e 03 derrotas)
5º) Brusque/FME/Aradefe – 08 pontos (02 vitórias e 04 derrotas)
6º) Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia – 07 pontos (01 vitória e 05 derrotas)
7º) ADRM/Maringá – 07 pontos (01 vitória e 05 derrotas)

A próxima disputa será a Conferência Amaury Pasos, que será jogada de 06 a 13 de março, nos ginásios Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), e Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). As equipes são essas: Basket Osasco-SP, São José Basketball-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Botafogo FC-RJ, Vila Nova/AEGB-GO, Sodiê Salgados/Mesquita/LSB-RJ e Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG.