Início da atleta no basquete aconteceu em Criciúma (SC)

Foto: Vitor Bett/BF Blumenau

Uma catarinense que saiu jovem para ganhar o mundo, voltou para o Brasil e, em três meses, se tornou destaque ao ponto de ser convocada para a Seleção Brasileira. Esse é apenas um pequeno resumo da trajetória de Emanuely de Oliveira, atleta de 22 anos, nascida em Criciúma (SC), que está entre as 19 convocadas pelo técnico José Neto para o período de treinamentos visando a disputa do Sul-americano de San Luis, na Argentina, entre os dias 1º e 6 de agosto.

Emanuely foi formada na base da SATC (hoje SR Mampituba) e saiu aos 16 anos para atuar no High School (ensino médio) em Utah (EUA). Depois, foi para o College, onde jogou pela Universidade da Flórida. Voltou para o Brasil com o diploma e fez sua estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF), pelo Vera Cruz Campinas (SP), no dia 10 de abril. De lá para cá são 13.5 pontos e 7.2 rebotes para a ala/pivô, em apenas 11 jogos, tempo o suficiente para participar do Jogo das Estrelas da competição e, dias depois, ser convocada para a Seleção.

“O basquete é uma das coisas mais importante na minha vida, me ajudou e levou para lugares que nunca conseguiria chegar sem. Me deu oportunidades únicas como aprender outra língua e me formar em uma universidade nos Estados Unidos. Estou muito feliz e realizada por ter sido convocada, essa era com certeza uma das minhas metas para esse ano”, falou a atleta.

O time se apresenta no dia 19 de julho, em Salto (SP), para ser preparar no Centro Esportivo João Luiz Guarda até o dia 30, data do embarque para a Argentina. Das 19 atletas convocadas, apenas 12 irão para a competição. Porém, antes disso, Emanuely volta a sua terra natal onde o Vera Cruz/Campinas enfrenta o Unisociesc/Blumenau, pela primeira rodada do playoff – quartas-de-final da LBF.

“Estou gostando muito e estou feliz de ter a oportunidade de jogar de novo no Brasil no nível profissional. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, mas tenho certeza que treinamos e focamos bastante nessas últimas semanas para fazer um bom confronto”, completou.

A participação do Unisociesc/BF Blumenau na LBF 2022 tem o apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB), em parceria com a Trimania.