Selecionado nacional treina para disputar o Campeonato Sul-americano Sub-18 Feminino na Argentina

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina segue a sua preparação para o Campeonato Sul-americano da categoria, que será disputado em abril, na Argentina. Com pouco menos de uma semana de trabalho, a técnica Adrianinha Moisés comentou sobre os treinos e o que espera da competição em que a Seleção Brasileira vai em busca de uma classificação para a FIBA AmerCup Sub-18 Feminina, que será disputada ainda em 2022.

“Estamos trabalhando muito forte com o grupo que chegou bem fisicamente, então aproveitamos para avançar com a carga tática para poder avaliar as atletas convocadas. A estrutura daqui é excelente e otimiza a logística dos treinos”, explica a treinadora, referindo-se ao Sportville, em Barueri (SP), onde o Brasil treina a parte física, tática, técnica, se hospeda e faz suas refeições.

Para os trabalhos de preparação foram convocadas 18 atletas, que treinam de até 31 de março (quinta-feira), com viagem marcada para o dia 1º de abril (sexta-feira).

Na fase inicial da competição continental, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Paraguai, Bolívia, Argentina e Equador. O Grupo B conta com Uruguai, Colômbia, Chile e Venezuela. Pelo formato de disputa, duas seleções avançam em cada grupo, se qualificando para as semifinais. As três que subirem ao pódio também garantem um lugar na Copa América, ainda em 2022.

“Em relação ao Sul-americano, a expectativa é sempre de vitória, sabendo que será uma competição difícil, onde no nosso grupo está a seleção da Argentina, que são os donos da casa”, completa treinadora brasileira.

Atletas

Armadoras: Ana Paula de Oliveira Dias (AD Santo André), Marcella Prande (AD Santo André) e Candy Michelly Martinez Tseng (São José Desportivo)

Alas/Armadoras: Maria Clara Soares Lourenço (SR Mampituba/Satc/FME Criciúma), Vitória Romualdo Kons (BF Blumenau) e Maria Izabel Mendes Favero (Abasfi/Basquete Foz do Iguaçu)

Alas: Stephany Caroline Gonçalves (AD Santo André), Taissa Nascimento Queiroz (ADC Bradesco), Danieli de Campos (SR Mampituba/Satc/FME Criciúma) e Alexia Araújo Dagba (Associação Adrianinha de Basketball)

Alas/Pivôs: Ana Beatriz Passos Alves da Silva (ADC Bradesco) e Letícia Gonzaga dos Santos (Associação Adrianninha de Basketball)

Pivôs: Giovanna Rocha da Silva (AD Santo André), Arianny Francisco de Oliveira (ADC Bradesco), Manuella Fernandes Barros Alves (ADC Bradesco), Ana Luiza Ramos Pires (ADC Bradesco), Ana Julia Pereira Pires (Ituano Basquete) e Thayna Victoria Sylvestre da Silva Santos (Ituano Basquete)

Comissão Técnica: Maria Paula Gonçalves (diretora do naipe feminino), Adriana Santos (gerente técnica), Monica Atílio (administradora), Adriana Moisés Pinto Mafra (técnica), Luciana Thomazini e Alessandra Minati (assistentes técnicas), Rafael Bernardelli (preparador físico), Cristina Casagrande Teixeira (médica) e Marina Stefani Souza da Silva (fisioterapeuta)