São José Basketball/Atleta Cidadão obtém a primeira vitória no estadual

A AD Santo André garantiu a terceira vitória e manteve a invencibilidade no Campeonato Paulista Feminino 2023, neste sábado (16 de setembro), ao derrotar a Pró-Esporte/Sorocaba, por 58 a 42 (28 a 19 no primeiro tempo), em jogo válido pela fase inicial do Campeonato Paulista Feminino 2023, disputado no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP).

Foto: Kamila França/Pró-Esporte

O quarto inicial foi equilibrado e amarrado, com duas equipes tendo produções parecidas e o time andreense conseguindo fugir um pouco na parte final dos primeiros dez minutos. No segundo, a equipe sorocabana começou melhor e baixou a diferença, mas o time andreense cresceu e voltou a abrir vantagem, bem parecido com o que aconteceu no primeiro período – (15 a 11 primeiro quarto) e 13 a 08 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, a Pró-Esporte/Sorocaba retornou melhor, conseguiu baixar bem a vantagem e ficar próximo do rival. A AD Santo André nos minutos derradeiros do terceiro quarto converteu pontos importantes graças a alguns erros do time sorocabano e seguiu na frente. O período final teve um desenho bem parecido com o anterior, com a equipe da casa iniciando melhor, mas cometendo algumas precipitações que o adversário aproveitou para manter a vantagem e garantir o resultado positivo – 17 a 14 (terceiro quarto) e 11 a 09 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Aruzha Michaski (20 pontos), Julia Schmauch (08 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Brenda Dauane (08 pontos e 02 bolas recuperadas), pela Pró-Esporte/Sorocaba; Yasmim Goncalves (14 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Tassia Carcavalli (13 pontos e 03 rebotes), em favor da AD Santo André.

“Houve equilíbrio durante o jogo, pois conseguimos minar as bolas que eram mais importantes e a forma que que a equipe andreense gosta de jogar, que é em transição e jogo rápido. Com isso, valorizamos bastante a posse e não demos bolas fáceis a AD Santo André. Quando fazíamos isso, elas abriam o placar. Essa evolução se deu pela nossa obediência tática, mas faltou o time inteiro acreditar que poderíamos vencer. O importante é evoluir a cada jogo e ter uma melhora”, analisou a armadora Aruzha Michaski, do representante de Sorocaba.

A AD Santo André lidera a competição com três vitórias e 100% de aproveitamento. Já a Pró-Esporte/Sorocaba ainda não venceu.

No outro duelo, o São José Basketball/Atleta Cidadão alcançou a primeira vitória ao derrotar o Basquete Ourinhos/Semel/AOBE, por 71 a 65 (44 a 28 no primeiro tempo), em jogo realizado no Complexo Teatrão, na cidade de São José dos Campos (SP). O time joseense começou melhor a partida e logo passou a comandar o marcador e abrir vantagem ao final do primeiro tempo, com boa performance da lateral estreante Patty Teixeira. Na volta do intervalo, o time de Ourinhos viveu o seu melhor momento na partida no terceiro quarto, com a cubana Ariada Felipe comandando a recuperação da sua equipe. Nos dez minutos finais, o representante do Vale do Paraíba voltou a ficar na frente para garantir o resultado positivo – 22 a 13 (primeiro quarto), 22 a 15 (segundo quarto), 10 a 23 (terceiro quarto) e 17 a 14 (quarto final).

As maiores pontuadoras foram Patty Teixeira (20 pontos e 03 rebotes) e Glenda Cruz (12 pontos, 08 rebotes e 03 assistências), pelo São José Basketball/Atleta Cidadão; a cubana Ariada Felipe (25 pontos, 10 rebotes, 07 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double) e Rafaelle Marciano (08 pontos), em favor do Basquete Ourinhos/Semel/AOBE.

Foto: Rodrigo Correa/Agência NTZ

“Fizemos um jogo bom, ofensivamente nosso jogo funcionou e o grupo foi muito bem na partida. O que nos ajudou foi diminuir os erros das últimas partidas e corrigir os rebotes embaixo da tabela”, comentou Leandro Leal, técnico do time joseense.

“Já sabíamos que tínhamos possibilidade de sair com a vitória. Viemos evoluindo bastante e com a ajuda da Patty, o time ganhou confiança e deu uma encorpada. Viemos prontas para dar nosso máximo hoje e conseguimos a vitória” completou a ala/pivô Glenda Cruz, também do representante do Vale do Paraíba.

Na classificação geral, o São José Basketball/Atleta Cidadão é o quinto colocado, com uma vitória e duas derrotas. Já o Basquete Ourinhos/Semel/AOBE ainda não venceu na competição.

O Campeonato Paulista Feminino 2023 prossegue na sexta-feira (22 de setembro), com o duelo isolado entre Unimed/Campinas e Pró-Esporte/Sorocaba, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP).