Dragão derrotou o Caxias no primeiro jogo da série melhor-de-três do playoff

Foto: Mariana Sá/LNB
Foto: Mariana Sá/LNB

O Zopone/Gocil Bauru Basket saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2020/2021 ao derrotar o KOT/Caxias do Sul, nesta quarta-feira (21 de abril), por 75 a 65 (33 a 32 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Hélio Maurício (Gávea), no Rio de Janeiro (RJ).

No quarto inicial, o Dragão marcou bem e atacou dentro do que foi trabalhado nos treinamentos pelo técnico Léo Figueiró, com isso logo assumiu o comando do marcador e conseguiu desgarrar (18 a 10). Destaque para Gui Deodato, com três bolas recuperadas.

O segundo período deu uma reviravolta e foi a vez do time gaúcho comandar e tirar a vantagem, fechando um apenas ponto atrás (15 a 22). Já na volta do intervalo, o Zopone/Gocil Bauru Basket voltou a apresentar um rendimento amplamente positivo, marcando novamente com muita eficácia, o que ajudou o ataque produzir ofensivamente. Usando bem a força do conjunto, o representante paulista voltou a deslanchar no marcador (18 a 07).

Nos dez minutos finais, o Caxias tentou se recuperar mais uma vez, mas nesta oportunidade o Zopone/Gocil Bauru Basket usou a qualidade e experiência de seus principais jogadores para se manter na frente e garantir o resultado positivo na abertura da série (24 a 26).

“Jogo difícil, o Caxias joga fisicamente muito bem. Iniciamos a partida muito bem, mas depois relaxamos e isso não pode acontecer numa etapa importante como essa do campeonato. No segundo tempo, voltamos a jogar forte e abrimos novamente vantagem, desta vez sem deixar o adversário se recuperar”, analisou Alex Garcia, ala/armador do Dragão.

Jogaram pelo Zopone/Gocil Bauru Basket: 0. Tyrone Curnell (15 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), 1. Gui Deodato (06 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), 03. Alexei Patrício, 4. Larry Taylor (07 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), 8. Alexey Borges (16 pontos, 01 rebote e 08 assistências), 10. Alex Garcia (19 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 02 bolas recuperadas), 15. Diego Conceição, 20. Dikembe Silva (06 pontos, 05 rebotes e 02 bloqueios), 25. Gabriel Jaú (06 pontos, 03 rebotes e 01 assistência) e 32. Zach Graham (01 rebote e 01 bola recuperada).

Comissão Técnica: Vanderlei Mazzuchini Junior (supervisor), Léo Figueiró (técnico), Hudson Previdelo e Everton Moraes (assistentes técnicos), Bruno Camargo (preparador físico), Gustavo de Carvalho Lopes e José Bassan (fisioterapeutas), Roger Tedde Mansano e Carlos Eduardo Moraes Matos (médicos), Anderson Luiz Guimarães e Tatá (gerente de operações).

Os principais nomes do KOT/Caxias do Sul foram esses: Eddy Carvalho (13 pontos) e Shilton Santos (13 pontos e 06 rebotes).

O segundo jogo da série, que pode ser o decisivo, ocorre na sexta-feira (23 de abril), às 17h (de Brasília), no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). Um novo resultado positivo coloca o Zopone/Gocil Bauru Basket nas quartas-de-final.