O primeiro exemplo veio do avô materno Nélio Santos

Vô Nélio, de branco, ao lado de Pelé / Foto: Arquivo Pessoal
Vô Nélio, de branco, ao lado de Pelé / Foto: Arquivo Pessoal

Todos estão cientes que para um jovem optar pela carreira esportiva profissional, é preciso muito esforço, dedicação e uma pitada de sorte, além do irrestrito apoio familiar. Além desses fatores preponderantes, é necessário também o exemplo, ou seja, alguém que sirva de referência para o jovem usar como ‘espelho’, procurando seguir os seus passos para obter êxito na sua empreitada.

No caso de Xande Pinheiro, que defende a equipe de basquete do NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG, que está realizando a pré-temporada, visando à disputa do Campeonato Brasileiro – 2020, o primeiro exemplo veio do avô materno Nélio Santos, esportista, que entre outras coisas, disputou a primeira edição dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo nas modalidades basquete e vôlei.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O saudoso vô Nélio tem boas histórias também no futebol. “Meu avô foi um amante dos esportes, jogou basquete, vôlei e foi atleta profissional de futebol, inclusive jogando com o Pelé. Ele faleceu no final do ano passado e, sem dúvida, foi a maior influência que tive para seguir a carreira esportiva”, comentou Pinheiro.

“Ele sempre me falou e procurou me ensinar sobre o lado social do esporte, pois acreditava que era um meio de interação entre as pessoas e que poderia gerar muitas oportunidades. E ele estava certo, já que hoje, mais experiente, vejo que tinha total razão”, complementou Xande.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O experiente armador iniciou a prática do basquete ainda jovem, em Uberlândia (MG). “Me decidi pelo basquete no período do colégio, quando por convite de um amigo fui participar dos treinos da equipe infanto (hoje, sub-16) no qual o treinador era meu tio de criação. E estou jogando até hoje”, relatou Pinheiro.

O Campeonato Brasileiro – 2020 vai começar em março e o time pontagrossense fará seu primeiro jogo contra o Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, no dia 20 (sexta-feira), às 20h (de Brasília), no ginásio de Esportes Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR). Os dois próximos adversários também estão definidos: Blumenau Basquete, em casa, no dia 22 de março (domingo), às 11h (de Brasília), e Basquete Anapolino, em 03 de abril (sexta-feira), em Anápolis (GO), às 20h (de Brasília).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação