Competição será aberta em 16 de outubro (domingo)

Imagem: CBB

O Campeonato Brasileiro Feminino de Aspirantes 2022 começa em 16 de outubro (domingo), com a etapa inicial sendo disputada no Recife (PE). E quem levar para casa o troféu de MVP, ou seja, da jogadora mais valiosa, ficará com um pedacinho da história. Em 2022 a homenageada com o nome da premiação é a Rainha Hortência, uma das maiores atletas da história do esporte brasileiro. A cada partida do torneio, que terá 65 jogos, a melhor jogadora em quadra ficará com o Troféu Hortência Marcari.

“Dar um título de MVP do jogo com o nome Hortência remete o que foi a carreira dela, que quase todos os jogos em que participava, era a cestinha ou a MVP. Homenagear a Hortência é redundante, a gente teria que está o tempo inteiro homenageando e reverenciando nomes como ela. Estamos homenageando uma geração da passagem de 70, chegando até a nossa, a Hortência representa bem essa transição”, relata a vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula.

Hortência Marcari é nascida em Potirendaba (SP) e tornou-se uma das maiores atletas da história. É Hall da Fama da FIBA, do Time Brasil e maior pontuadora da história da Seleção Brasileira feminina. Em 1991, foi campeã do Pan-americano de Havana com o Brasil. Venceu em 1994 o Campeonato Mundial com a Seleção e em 1996 foi prata na Olimpíada de Atlanta. Disputou cinco Mundiais e duas Olimpíadas.

“Eu fico muito lisonjeada pela homenagem, mas, mais do que isso, é um incentivo que damos para as meninas que estão jogando, ganhar um troféu desses. Eu sei muito bem o que é isso, a sensação que é receber um prêmio como esse. Um incentivo à essa turma que está chegando no basquete feminino, o futuro e o sucesso do nosso esporte, é fundamental. Desejo sucesso ao evento”, finaliza Hortência.